10 álbuns ao vivo para matar a saudade dos shows

Do Hardcore ao Thrash Punk, uma lista de dez discos para te deixar nostálgico e até mesmo revoltado com o cenário atual

Arte: Marfelo Lacerda / Downstage

Por Bruno Porfirio

Desde o começo do período de isolamento social causado pela COVID-19 no Brasil, em março de 2020, não temos mais shows para ir de maneira segura — e ao observar como se desenrola o combate à pandemia, parece que ainda vai demorar um pouco para esses eventos de fato retornarem.

Um jeito de se sentir mais próximo das bandas e daquela aglomeração gostosa são os discos gravados ao vivo, que em muitos casos são renegados nas discografias dos artistas por aí. Nesse caso, o Dowstage selecionou dez deles. Então separe a sua “roupa de sair” e confira a lista abaixo!

MTV ao vivo – 5 Bandas de rock (2007)

(Imagem: Reprodução /  Universal Music)

Em 2007, a cena estava em plena ascensão e a saudosa MTV Brasil, junto com Rick Bonadio, juntou cinco das bandas mais importantes da época para um show no Via Funchal, em São Paulo. Forfun, Fresno, Hateen, Moptop e NX Zero tocaram quatro músicas cada, e é interessante notar que mesmo juntas, é perceptível que cada um tinha seu próprio som: seja ele o emocore da Fresno, as músicas mais maduras do Hateen ou aquele pé no indie do Moptop

Não há como negar que passados 14 anos desde a gravação, esse show marcou a vida de muitos. 

Blink 182The Mark, Tom, and Travis Show (The Enema Strikes Back!) (2000)

(Imagem: Reprodução / Geffen Records)

Os reis do pop punk, no auge e tocando no maior gás. Se esse não for o seu sonho de show, apenas se retire do site (brincadeira). 

Gravado em novembro de 1999, esse show conta com os, até então, maiores clássicos da banda californiana que provavelmente era uma das maiores do mundo naquela época. Chega a arrepiar cada começo de música, onde o público simplesmente vai à loucura. O álbum conta com 19 sons ao vivo, uma bônus e uma sequência de piadas de gosto duvidoso. 

Pense Viva como se Houvesse um Final (2016)

(Imagem: Reprodução / Estúdio Guerra Records)

Pense é uma das maiores bandas do hardcore nacional há alguns anos e esse registro é uma prova cabal de como os mineiros são impecáveis ao vivo. 

O show, gravado em maio de 2015 no finado Inferno Club em São Paulo, conta com músicas dos álbuns Espelho da Alma, de 2011 e Além daquilo que te cega, de 2014. Um tempo depois da gravação, a banda entrou em hiato, voltou no final de 2016 e estão melhores que nunca. 

Surra – A Porra Pegou! Ao Vivo em Belém (2015)

(Imagem: Reprodução / Caustic Recordings)

Surra é uma banda de Thrash Punk de Santos e é uma das mais relevantes da cena “pesada” do Brasil. Com letras extremamente realistas que te deixam cheio de revolta e com vontade de quebrar tudo.

O show foi gravado em Belém do Pará – algo extremamente fora do normal e com um público insano – e conta com 14 músicas em menos de meia hora trazendo um retrato do país. 

Simple Plan MTV Hard Rock Live (2005)

(Imagem: Reprodução / Lava Records)

Em 2005, Simple Plan era uma das bandas de pop punk mais famosas do mundo e tocava muito nos rádios e, principalmente, na MTV. Com esse sucesso, a banda foi chamada para fazer um show no Hard Rock em Orlando, nos Estados Unidos.

O registro ficou tão bom que a banda desdobrou a apresentação para os formatos digitais em CD e DVD. No Brasil, o show vendeu mais de 25 mil cópias, uma delas chegando no jovem redator que vos escreve, ajudando-o na sua formação emo. Esse show conta com os maiores sucessos da banda, como Shut Up!, Welcome to My Life e Perfect. 

Dead FishXXV Ao vivo em SP (2017)

(Imagem: Reprodução / Deck)

Dead Fish é a banda mais importante do hardcore nacional há bastante tempo. Nesse disco, lançado em 2017, a banda capixaba comemorou seus 25 anos de estrada e trouxe seus maiores clássicos até o Vitória, que foi lançado em 2015.

São 34 músicas em quase uma hora e meia de riffs nervosos, baterias rápidas e letras do lado certo da história que vão te fazer ter vontade de dar stage dive do sofá. 

CPM 22Ao Vivo no Rock in Rio (2016)

(Imagem: Reprodução / MZA Music)

O CPM 22 completou 20 anos de carreira em 2015 e o festival mais importante do Brasil, o Rock in Rio, convidou eles para a sexta edição em terras brasileiras. O show é impecável e traz praticamente uma coletânea das melhores músicas da discografia — aquelas que até a sua mãe deve conhecer como: Um minuto para o fim do mundo, Regina Let ‘s Go e O Mundo dá Voltas.

Um belo jeito de comemorar um aniversário, não é mesmo?

Restart Happy Rock Sunday (Ao Vivo) (2011)

(Imagem: Reprodução / Maynard Songs)

Não é equivocado dizer que Restart, é uma das bandas mais injustiçadas do universo [Nota do autor: nada vai tirar isso da minha cabeça]. O neon pop punk com roupas coloridas e letras muito grudentas – o happy rock, como a banda chamava – foi o último movimento do rock a fazer sucesso com a juventude brasileira.

Esse show aconteceu em julho de 2010, bem no auge da banda que fazia tanto sucesso na época e que chegou a vender mais de 25 mil cópias do DVD, ganhando disco de ouro. 

Fresno15 anos ao vivo (2015)

(Imagem: Reprodução / Sony Music Entertainment)

Os shows da Fresno viraram experiências catárticas para o público há muito tempo, e 15 anos ao vivo, gravado na Audio Club em São Paulo logo no final de 2014, foi uma das maiores mostras dessa energia que os fãs puderam vivenciar como admiradores da banda.

Trazendo 25 músicas desde o álbum O Rio, a Cidade, a Árvore, do longínquo ano de 2004 ao Infinito, de 2012 esse é, sem dúvidas, um marco na discografia da Fresno

Garage Fuzz – Celebrating 25 Years (2017)

(Imagem: Divulgação / Hearts Bleed Blue)

O Garage Fuzz celebrou 25 anos de carreira em 2016 em um show no Centro Cultural São Paulo, o CCSP. Com 22 faixas no setlist, a banda trouxe o melhor do seu hardcore melódico, contando com músicas de todas gravações da banda, como Relax in Your Favorite Chair, Dear Cinnamon Tea e Cortex.

Recentemente a banda trocou de vocalista e o Downstage bateu um papo com o músico Fabrício, baixista da banda.