A jornada diversa e inovadora de Set It Off em Elsewhere

Três após seu quarto álbum de estúdio, Set It Off reaparece mais estável e confiante em novo trabalho

Capa: Fearless Records

Conhecidos pela mistura inigualável entre pop punk, hip-hop e elementos pop, desta vez os garotos da Flórida foram um pouco mais longe; combinando referências orquestrais com o que estamos habituados a ouvir nas rádios locais, Set It Off lançou seu quinto disco no dia 11 de março apostando cegamente no desconhecido e indo em direção contrária ao Midnight, lançado em 2019.

Skeleton foi o primeiro single a ser exibido ainda em 2021, nos mostrando que a faixa não foi escolhida a toa como abertura do Elsewhere.

(Foto: Danin Jacquay)

Apesar de composto por 16 músicas, o álbum não passa nem perto de ser tedioso. São 48 minutos de sonoridade extremamente divertida e embalante, enquanto a substância lírica fala sobre vulnerabilidade e expõem sentimentos de maneira leviana e brincalhona, em consonância com a identidade visual do CD – colorida e despretensiosa.

Mesmo após a cirurgia nas cordas vocais, Cody Carson entrega tudo de si em faixas como Cut Off e Dangerous. Dando grande ênfase ao hip-hop, os versos do vocalista se fazem presente em grande parte do trabalho, ganhando destaque em Loose Cannon e Projector.

Why Do I, Who’s In Control e Taste Of The Good Life contam uma breve história de amor malsucedido, enquanto As Good As It Gets e Why Not Me nos fazem levantar reflexões pessoais acerca de suas composições, cujo tema aborda um sentimentalismo regado a fragilidades. A mudança de estilo após deixarem a Equal Vision é notável e vem ocorrendo desde o Midnight, primeiro álbum lançado após firmarem contrato com a Fearless Records.

Faixas como The Magic 8, Playing With Bad Luck e Catch A Break se tornam relativamente repetitivas ao ouvirmos o disco pela terceira ou quarta vez, porém Cordial e Peekaboo fazem toda a diferença em relação a batida e liricidade, fugindo da mesmice e evidenciando uma junção de acordes em perfeita sincronia com a orquestra por trás das melodias.

(Foto: Danin Jacquay)

O quinto álbum de estúdio dos garotos de Tampa se encerra de forma contraditória com Better Than This, a única balada do disco. Embora dispensável, a mensagem passada pelo eu-lírico se torna ainda mais tocante com o protagonismo dos acordes de violino ao fundo.

A nova cara do Set It Off pode ser um baque aos já familiarizados com a identidade pré-definida do grupo, caracterizada por trabalhos como Cinematics e até mesmo Duality; para os que desconhecem o trio, Elsewhere é a porta de entrada ideal e cumpre exatamente o que a banda se propôs a entregar: um trabalho desigual e ao mesmo tempo coeso, com o intuito de atingir um público maior e distinto de sua fanbase já estabelecida.

Para fãs de: All Time Low, Cartel e Forever The Sickest Kids