NOFX entrega seu trabalho mais sombrio e pessoal em Single Album

O décimo quarto disco de inéditas da banda traz uma abordagem triste e desiludida em suas letras

Capa: Fat Wreck Chords

O NOFX é uma banda que dispensa apresentações. Um dos grandes nomes do punk rock, ajudaram a colocar o gênero em evidência novamente no mainstream na década de 90 com álbuns como Punk In Drublic e White Trash Two Heebs And  A Bean. Graças ao vocalista e baixista Fat Mike, que costuma ser polêmico e controverso, a banda é daquelas ame ou odeie. Com uma extensa discografia, o NOFX entrega em fevereiro de 2021, seu décimo quarto disco de inéditas, o sombrio e maduro Single Album.

(Foto: Jonathan Weiner)

Single Album era para ser um disco duplo, já que a banda tinha 23 faixas preparadas para serem lançadas, mas acabaram optando por lançar um álbum simples. Um dos principais pontos do Single Album é sua abordagem sombria e triste, diferente do tom político, irônico e às vezes divertido encontrado nos trabalhos anteriores. Isso é justificado pelo período problemático e delicado que Fat Mike estava passando ao escrever o disco.

O vocalista estava passando por um divórcio e se sentindo solitário, além de estar abusando do consumo de álcool e drogas. O resultado foi uma das obras mais pessoais e tristes na carreira do NOFX, mostrando o amadurecimento de uma banda que já passou por situações loucas e desastrosas e que começa a sentir o peso da idade em suas composições.

The Big Drag abre o álbum com uma total falta de esperança. Fat Mike se mostra desolado ao cantar “Nothing is ever gonna change, nothing will ever be ok” (Nada vai mudar, nada vai ficar bem). É provavelmente a faixa mais sombria de toda a discografia do NOFX, isso é reforçado no final da música, onde o vocalista canta “There is no sadness if there’s no one left to cry” (Não há tristeza se não sobrar ninguém para chorar).

Em Linewleum a banda tenta ferrar com a cabeça dos fãs ao fazer uma “nova” versão para um dos maiores clássicos do NOFX, que é a música Linoleum, presente no álbum Punk in Drublic (1994). Fat Mike canta na música que sacrificar Linoleum depois de 25 anos é a coisa certa a se fazer, tentando fazer sua única canção de sucesso soar não tão boa. É uma faixa divertida e que contém aquele humor característico da banda, além de render um feat completamente inusitado com a banda de metal Avenged Sevenfold.

Outra faixa que tem uma carga pesada de tristeza é Your Last Resort. Lamentando sua separação, o vocalista entrega uma letra extremamente pessoal e sincera, onde canta “Quitting drugs was the easiest part, the hardest thing was detoxing from you!” (Abandonar as drogas foi a parte mais fácil, o mais difícil foi me desintoxicar de você!). 

Sonoramente, o álbum não foge muito do que a banda fez em seus últimos trabalhos. O instrumental segue a linha rápida e melódica tradicional do NOFX, apresentando algumas composições diferenciadas, como a já citada The Big Drag. O punk rock come solto nas faixas I Love You More Than I Hate Me, Fuck Ephemism e Grieve Soto.

Carregado de tristeza e desilusão, Single Album é marcado principalmente por seu conteúdo lírico, resultado de um período depressivo e regado pelo consumo excessivo de drogas do vocalista Fat Mike. Com 10 faixas e 36 minutos, o disco entrega o punk rock veloz e familiar que a banda executa com maestria, além de contar com uma abordagem pessoal e obscura. Single Album é mais um ótimo trabalho do NOFX e um dos álbuns mais interessantes lançados pela banda nos últimos anos. 

Para fãs de: Pennywise, Lagwagon e Strung Out