Bella e o Olmo da Bruxa lança O Melhor Clipe do Mundo
Atração do banda de casinha de julho, gaúchos lançam novo single com clipe exclusivo
“Então me diz que vai ficar tudo bem”
Os gaúchos da Bella e o Olmo da Bruxa lançaram, nesta terça-feira (25), O Melhor Clipe do Mundo, título que brinca com a faixa “A Melhor Música do Mundo”, liberada em todas as plataformas digitais na virada do dia 25 de junho. Apesar do trocadilho, o intuito do material audiovisual na verdade não é ser complementar ao fonográfico, e sim oferecer uma experiência completamente diferente — conforme criado e executado por Lucas “Expedidor” Bellator, a mente por trás do projeto.
“É interessante a gente parar pra pensar no clipe e a relação dele com a música porque esse é um dos casos em que a gente não fez questão de querer traduzir a música para um vídeo”, relata o diretor, filmmaker e produtor, em entrevista exclusiva para o Downstage. “Não necessariamente essa a ideia. “A gente quis que a música fosse a soundtrack pro filme, [então] foi muito mais nessa ideia que a música seja uma trilha pra aventura a que você assiste.”
Ele continua, referindo-se à letra de “A Música Mais Bonita do Mundo”, que fala muito sobre sentimentos de estagnação, rotina e apatia: “Acho que tem experiências completamente diferentes se você ouvir só a música e se você assistir só ao clipe, e isso é uma das coisas que é muito bonita; apesar do protagonista passar por vários sentimentos, algo que a gente pode concordar é que em nenhum momento ele está estagnado, então existe uma certa dissonância entre o que a música fala quando você só a escuta e o que o clipe faz sentir quando você está prestando atenção nele.”
Quanto às inspirações para o material, o diretor deixa bem claro que dois filmes foram cruciais para que O Melhor Clipe do Mundo nascesse, são eles Birdman (2015) e Os Bons Companheiros (1990), ambos com cenas e filmagens em plano-sequência e one take muito características.
“Peguei essas noções e misturei elas mentalmente para conseguir chegar n’A Melhor Música do Mundo’. Acho que tem um quê quando tu olha o clipe de metalinguagem, dele representar essa fase da banda, na minha opinião. Porque quando tu vê, a jornada que o protagonista do clipe passa tem altos e baixos: ele começa tentando resolver um problema, caminhar por um círculo, quem sabe por uma cena, e passa por vários momentos”, relata Lucas.
Ele finaliza: “Acabou ficando bem evidente que o protagonista passa por pessoas que gostam dele, que desgostam dele e tudo no meio do caminho. Então eu acho que essas inspirações foram essenciais para acabar chegando na história que o clipe passa: uma história meio exagerada, mas que tem uma certa ressonência, uma certa metalinguagem no momento atual da Bella.”
Para a banda, “A Melhor Música do Mundo” representa “nossa liberdade em exagerar, ousar e nos divertir com nossas próprias piadas internas que acabam sendo compartilhadas com todas pessoas que apreciam o que a gente faz”, revela Pedro Acosta, vocalista e guitarrista.
O clipe chega, inclusive, num momento único para a carreira da Bella e o Olmo da Bruxa, em que o frontman descreve como de “muito aprendizado e crescimento, uma vez que todos na banda já encaram isso como a coisa mais importante das suas vidas, então ao mesmo tempo que tudo é mais intenso e profissional (e sendo honesto, melhor) também tentamos nunca perder um espírito de juventude e de não se levar tão a sério.”
Bella no banda de casinha
Os gaúchos estão confirmados na 5ª edição do festival banda de casinha, que acontece nos dias 6 e 7 de julho de 2024 na Casa AlgoHits, na Vila Madalena, em São Paulo. De acordo com Pedro, tocar no evento é uma oportunidade “simplesmente linda.”
“Nada descreve direito como é fazer parte de coisas tão legais, com bandas incríveis, tão longe do nosso estado e ter tantas pessoas engajadas com a nossa arte nesses lugares”, revela ele. “O show em si está no seu melhor momento da história da banda, nunca tocamos tão seguros quanto hoje, e essa segurança só facilita pra que toda personalidade dos integrantes seja despejada em quem está nos arredores do palco.”
Além das datas na capital paulistana, Bella e o Olmo cairão na estrada para uma turnê de nove datas, com passagens por Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Taubaté, Santa Bárbara D’Oeste, Belo Horizonte e Florianópolis. Todos os ingressos estão disponíveis por meio deste link.
E o que os fãs podem esperar dos shows? De acordo com Pedro, “momentos intensos de todas as formas passando pela gritaria exagerada até a sutileza de canções tranquilas (muitas sendo tocadas pela primeira vez em solo paulistano).”