Show de Fresno no Lolla tem protestos, Lulu Santos e setlist mais curta
Apresentação quase não aconteceu por questões climáticas
Em 2020, a Fresno teve seu sonho de se apresentar em um dos palcos do Lollapalooza Brasil cortado pela raiz quando a pandemia de COVID-19 bateu na porta, sem previsão (ou intenção) de ir embora. Foram dois anos de bastante angústia, expectativas em stand by e uma série de dores que, sem querer, acabaram soando pessoais.
A banda, que foi uma das primeiras a parar e uma das últimas a retornar aos palcos, se manteve ativa durante todo o período longe do público. Com a realização de lives que contaram com a presença de Gerard Way, lançamento do álbum VTQMV, além do projeto INVentário, os músicos originários de Porto Alegre mantiveram a expectativa extremamente alta para aquele que seria, finalmente, o show do retorno.
Em 2022, o sonho pareceu ganhar uma nova chance, com a banda novamente presente no lineup do festival. No entanto, foi por muito pouco que Lucas, Vavo e Guerra viram a oportunidade correr entre seus dedos, dessa vez por conta do mau planejamento do Lollapalooza Brasil que, mais uma vez, mostrou escolher um período bastante infeliz do ano para ser realizado.
Foram pouco mais de vinte minutos de atraso para a Fresno iniciar seu show — tudo por conta do risco de raios que as chuvas de março proporcionam anualmente. O resultado? Duas músicas cortadas da setlist, além de todo o bate-papo que a banda geralmente tem com os fãs de cima do palco, há 22 anos de atividade, não acontecer.
Apesar do tempo reduzido e dos imprevistos naturais de um show “apressado” – como dificuldade para acertar o volume dos microfones que fez de Guerra o vocalista da banda por alguns instantes – o público abraçou a banda com todo o carinho e saudade acumulados durante todo o tempo afastados. Não faltou garganta da plateia para sustentar os vocais quando os microfones falharam.
O momento catártico recebeu ainda a presença de Lulu Santos, que acompanhou a banda durante Já faz Tanto Tempo e Toda Forma de Amor — esta que contou até com adaptações na letra, com Lucas trocando o verso “eu sou teu homem, você é quem você quiser”.
O reencontro da banda com o público contou com problemas, imprevistos e até mesmo com o risco de não acontecer — mas nada disso foi capaz de diminuir a alegria de estar de novo juntos.
Apesar de tudo, a Fresno mostrou que não era por questões técnicas e climáticas que sua primeira apresentação na história do Lollapalooza ficaria marcada. Um dia após a liminar do TSE determinar a censura aos atos políticos no festival, a banda estampou o telão com protestos contra o atual Presidente da República, Jair Bolsonaro.
Para bom entendedor, a letra de FUDEU!!! basta.
Setlist Fresno no Lollapalooza 2022 – 27 de março
- Intro (Essa Coisa instrumental)
- Vou Ter Que Me Virar
- FUDEU!!!
- Natureza Caos
- Manifesto (feat. Lenine e Emicida)
- Quebre as Correntes
- Casa Assombrada
Cada AcidenteDiga, parte 2- Já Faz Tanto Tempo (feat. Lulu Santos)
- Toda Forma de Amor