Illinoise traz post-hardcore em grande estilo com Bad Vibes Only

Do diário de Beatriz Limeres para o mundo, banda lança single de estreia

Arte: Tayna Viana / Downstage

Formada em junho de 2022, a ILLINOISE, banda de São Paulo, dá o pontapé inicial em sua discografia com a intensa e enérgica Bad Vibes Only. Novo nome na cena emo, mas idealizado por seis músicos já ambientados nela, o grupo entrega ousadia e reflexão com o debut, mostrando que ele é só uma pequena parte do que irão explorar ao longo dos seus futuros trabalhos. 

Em entrevista ao Downstage, o sexteto falou mais sobre seu trabalho de estreia, englobando suas inspirações, pilares e expectativas para a carreira.

A ideia da banda

Composto por Beatriz Limeres (vocalista), Luisa Phoenix (baixista e backing vocal), Danilo Lourenço (baterista), Rafael Marzullo (tecladista), Johnny Manfredi e Lucas Cassoli (guitarristas), a banda surgiu a partir de Bia, que é aluna de canto do professor Bill Sandre, mestre em Drives Vocais. “Na primeira aula eu tava muito nervosa, daí ele me passou uns exercícios e falou ‘bom, agora eu preciso que você cante pra ver o que você sabe e o que não sabe’, aí eu falei ‘bom, vou cantar Bring Me To Life, do Evanescence‘”, relembra ela. “Errei algumas coisas, e quando terminei ele falou ‘esquece essa história de ser fotógrafa, porque você é vocalista’. Eu fiquei muito emocionada, então ele disse: ‘você precisa de uma banda pra ontem’.”.

(Foto: Beatriz Limeres)

Johnny, namorado de Beatriz, que também já era experiente no meio musical, apoiou a ideia e entrou em contato com Rafael, seu amigo de longa data. Após isso, o guitarrista foi atrás de Lucas e o chamou para produzir os trabalhos da banda. Ele, por sua vez, não só quis ajudar nisso, como também demonstrou o interesse em fazer parte do grupo.

Johnny também buscou Danilo, seu amigo de infância, que topou a ideia. Então, para completar o time, Lucas apresentou Luisa aos integrantes, já que eles sentiam que precisava de mais uma garota. “Falta menina na cena e achei que precisávamos trazer o máximo de representatividade [no grupo]”, ressaltou Bia.

Todos os integrantes tiveram uma banda ou experiência com música antes da ILLINOISE, o que contribuiu para a banda tomar forma. “A gente foi catando cacos de coisas que a gente tinha e não deram certo. Por exemplo, quando a Bia me mostrou a letra da música, letra de diário mesmo, eu mostrei um arranjo de uma melodia que eu fiz com outra banda e o Lucas encaixou com uma demo que ele tinha. Isso casou certinho”, contou Johnny.

A produção do single

E foi daí que surgiu Bad Vibes Only, inspirada em letras tiradas de um diário engavetado por anos, mas que, ainda hoje, significavam muito para Bia. “Eu tinha uma outra música, que eu tinha escrito com 15 anos e essa é a parte dois dela, ela é a mesma coisa, mas fala mais como eu me sinto hoje”, explicou a vocalista. 

(Capa: Illinoise)

Trazendo um pouco dos gostos de cada integrante em seu primeiro trabalho, o grupo falou sobre as diferenças e, ao mesmo tempo, similaridades entre suas influências. “Todo mundo aqui gosta de bandas muito diferentes, mas que conversam de um jeito muito específico. Foi isso que a gente tentou colocar na música”, começou Lucas, “Mas não foi nada calculado, foi natural e coletivo”, e Luisa completou.

O single possui uma pegada descrita “emo chique”, termo criado pela banda para se referir a sofisticação melódica do gênero, visto frequentemente nos primeiros álbuns de bandas alternativas dos anos 2000. “Ele é sofisticado, tem aquela letra sofrida, mas é bonito de ouvir”, descreveu Johnny. A banda escolheu esse estilo para trazer inovação para cena e para não ficar presa no aspecto comercial. “A gente gosta bastante de estéticas bem diferentes, mas não se prende a uma fixa”, complementou Rafael.

As “bad vibes”, como o grupo se refere, nunca estiveram tão presentes quanto estão atualmente e, por esse motivo, os integrantes decidiram representá-las, de modo responsável. “É cada um dentro da sua própria luta, da sua própria história e isso não só na banda, né? Estamos em uma sociedade pós-pandemica e, no geral, mentalmente doente”, ressaltou Luisa.

Significado e planos da ILLINOISE

Esse conceito também está relacionado com o nome da banda. ILLINOISE vem de Illinois, estado localizado nos EUA. A parte “ill”, significa doente e “nois” teve um “e” adicionado para significar  rangido. “Nós queremos fazer um barulho no som, então deu pra fazer essa brincadeira com os nomes”, contou Johnny.  

Para expectativas futuras, o grupo deu ênfase em focar no primeiro material de estúdio que pretende produzir. “Uma das prioridades é trabalhar nesse material, para então fazer shows com o nosso próprio repertório”, explicou Luisa.

Tendo como principais referências Paramore, Saosin, Circa Survive, Tiny Moving Parts e Fresno, a banda contou que seu som parte de três conceitos: do coração, do delírio da mente e da companhia. 

O single Bad Vibes Only marca a estreia de ILLINOISE na cena do post-hardcore junto a temas sociais importantes e representatividade. Gravado e mixado no Estúdio Toth, por Danilo de Souza e Fe Uehara da Bullet Bane, ele já se encontra disponível em todas as plataformas digitais.