Tom DeLonge voltou ao blink-182. E agora?
Banda anuncia retorno do frontman junto com datas de turnê mundial e novo álbum
Que Tom DeLonge voltaria para o blink-182 já era sabido – desde o final de 2021 os rumores constantes sobre seu retorno atiçavam os fãs, mas o que muda agora que ele realmente está de volta?
Ainda em 2020, logo após o lançamento do single Quarantine, as especulações de que Matt Skiba teria saído do grupo se alastraram, e então os boatos de que o terreno estava sendo preparado para o retorno de Tom se intensificaram cada vez mais, gerando grandes esperanças entre a extensa legião de fãs da banda. Matt não participou do processo de composição e gravação de Quarantine, tampouco esteve presente na colaboração com o cantor Oliver Tree, fazendo com que a teoria de sua saída ganhasse mais e mais vida. Entretanto, já no início desse ano, Skiba respondeu a um comentário de uma fã dizendo que “existem conversas” sobre uma possível colaboração com Tom DeLonge, o que nos levou a acreditar que, talvez, pela primeira vez na história, o blink-182 poderia vir a se apresentar com quatro integrantes em sua formação.
E então veio a confirmação: Matt Skiba não é mais um membro do blink-182. Após uma onda de rumores sobre apresentações da banda envolvendo Tom DeLonge – dentre elas uma possível vinda do grupo ao Brasil em 2023, agora confirmada pelo próprio trio –, a última manifestação de Matt via redes sociais explicitou um grande ponto de interrogação sobre ainda estar na banda. Independente disso, o guitarrista do Alkaline Trio declarou abertamente ter muito orgulho e gratidão pelo seu tempo com o blink-182.
Hoje, no dia 11 de outubro de 2022, a banda oficializou o retorno de Tom DeLonge em seu site oficial, em conjunto com as datas de uma turnê mundial que prevê a passagem do trio por mais de 15 países.
Pela primeira vez na história, o blink-182 pisará em solo Sul Americano, e de quebra com a sua formação original. O trio também anunciou o lançamento de uma nova música prevista para sexta-feira (14), denominada Edging, junto com a promessa de um novo álbum.
Os antecedentes do retorno de Tom DeLonge
O marketing do blink-182 alternou o tom há quatro dias (7 de outubro de 2022) quando o perfil da banda no Instagram alterou sua descrição e arquivou todas as postagens. Na sequência, o site oficial foi propositalmente tirado do ar.
E então, vieram os lambe-lambes ao redor dos Estados Unidos, fazendo um jogo de palavras como só o blink-182 sabe fazer. Mesmo sem saber ao certo o que estava por vir, a fanbase de Mark, Tom e Travis foi à loucura: tratava-se de uma campanha pelas ruas americanas de uma empresa chamada 182 Industries, cujo slogan fazia um trocadilho com o que mais tarde seria revelado o mais novo single da banda, Edging.
De forma adulta, porém sem fugir da verdadeira essência da banda, o trio quebrou a internet com a volta de Tom DeLonge, com direito a um TikTok brincalhão apresentando a mudança de integrantes.
E Matt Skiba nisso tudo?
É impossível negar a importância da contribuição de Matt Skiba perante o blink-182, desde a notável maturidade musical presente na produção do California, até a evolução lírica do NINE. A magnitude da agora antiga formação da banda deu frutos jamais imaginados e sequer esperados, tendo como exemplo uma indicação ao Grammy no ano de 2019 – a primeira e única do grupo até o momento.
O que esperar do futuro
Todavia, o que esperar do retorno de Tom DeLonge ao blink-182? Musicalmente falando, o amadurecimento de Tom é quase palpável, tendo como exemplo os dois últimos álbuns do Angels & Airwaves, The Dream Walker e Lifeforms, respectivamente. Singles como Tunnels e All That’s Left Is Love denotam a consistência e experiência adquiridas pelo músico ao longo do tempo, nos fazendo questionar como será sua contribuição tanto lírica quanto melódica para o blink, sobretudo perante a influência do produtor Aaron Rubin, que pode estar por trás dos próximos lançamentos da banda dado o seu envolvimento em produção e composição de alguns trabalhos de destaque do Angels & Airwaves.
Em 2019, Tom declarou que o caminho que até então estava percorrendo com o disco Lifeforms soaria como um futuro trabalho especificamente pensado para o blink-182, com um quê de space rock presente em faixas como Losing My Mind e Euphoria. Ao levarmos em consideração o cenário no qual Travis Barker e Mark Hoppus estiveram envolvidos nos últimos anos, temos três grandes potências musicais juntas novamente.
Pode-se dizer que as portas de uma nova era foram abertas para o blink-182, que com um vídeo de 58 segundos foi capaz de causar uma reviravolta nas redes sociais, mostrando constante relevância mesmo após 30 anos na ativa.
Pela primeira vez na história o blink-182 pisará em solo sulamericano, e de quebra com a sua formação original. O trio também anunciou o lançamento de uma nova música prevista para sexta-feira, 14 de outubro, denominada Edging, junto com a promessa de um novo álbum, intitulado Hard at Work.