Destaques de 2025 que merecem a sua atenção em 2026

Foto: Taline Caetano e Gabriel Mendes

Por Bernardo Gasino, Bia Vaccari, Camila Brites, Hugo Daflon e Talita Feijó

2025 foi um ano especialmente frutífero para a música underground. Em meio a uma avalanche de lançamentos semanais, alguns artistas conseguiram ir além do impacto imediato e se destacaram a ponto de nos fazer olhar para 2026 com atenção redobrada.

E é agora, no primeiro dia do ano, que escolhemos dividir essas recomendações com vocês. Fiquem agora com os Destaques de 2025 que definitivamente merecem estar nas suas playlists em 2026:

jonabug 

Na ativa desde 2023, é seguro afirmar que 2025 foi o ano em que a jonabug entrou nos maiores holofotes da cena — e as razões são várias. O lançamento do seu primeiro disco, três tigres tristes serviu como uma mensagem de “estamos prontos para ser um dos grandes nomes da cena” e o resultado foi uma ótima recepção do público e da crítica. Todo esse barulho levou a banda a fazer parte do lineup do Lollapalooza 2026. E algo me diz que é só o começo de um grande 2026 pro quarteto.

vinca major 

Muitas vezes é difícil analisar uma banda que tem poucos materiais lançados, mas esse não é o caso da vinca major. O quarteto curitibano que pariu seus primeiros três singles em 2025 já conseguiu fazer barulho o suficiente para chamar a atenção dos ouvintes mais atentos da cena. Com uma sonoridade que coloca a banda nas playlists do “emo caipira” e músicas muito bem produzidas, o grupo encerrou o ano dividindo palco com nomes como stela e Chococorn & The Sugarcanes. Definitivamente um dos nomes pra ficarmos de olho em 2026. 

Todos Mis Amigos Están Tristes

Diretamente do sul do Chile, Todos Mis Amigos Están Tristes é uma das grandes revelações da cena latino-americana.

O álbum Carne, lançado esse ano, é pesado e explosivo, mas tem uma sensibilidade ímpar. O quarteto viaja por elementos do shoegaze/dreampop e midwest emo noventistas, com riffs repletos de fuzz e ambiências. Perfeito para quem busca uma catarse musical.

Von Sexto

Às vezes um artista tem tanto para falar que fazer parte somente de uma banda não parece ser o suficiente. É o caso de Vini Rodrigues, guitarrista do Gloria, que em 2025 lançou seu trabalho solo. Von Sexto é um projeto de rock e metal, mas que possui liberdade para transitar em outros gêneros musicais, como música clássica e até mesmo MPB.

Até então, foram lançadas três faixas, sendo uma delas com participação de Yuri Lemes, vocalista do Aurora Rules. É perceptível a influência do metalcore moderno e vale a pena acompanhar o projeto para escutar os próximos lançamentos!

Teima

Um projeto que nasceu na pandemia, mas que ganhou vida de fato em 2025, Teima é uma das grandes revelações do ano. O projeto, formado por artistas que já viveram a música em diferentes contextos, traz uma sonoridade interessante, com diversos elementos que contribuem para mostrar que a banda tem grande potencial. 

Com dois singles e um EP já lançados, não foi à toa que os membros teimaram em manter a banda ativa – e ainda bem!

MASTROBISO

Com letras bem-humoradas e diretas ao ponto, MASTROBISO lança seu primeiro álbum em 2025 e intensifica seu nome na cena, passando até mesmo a fazer shows em casas famosas de São Paulo, como Porta e Hangar 110.

A sonoridade transita entre o punk e o hardcore e as composições expressam vivências que muitas pessoas já viveram em relacionamentos amorosos fracassados. Se o público costuma procurar por canções com as quais se identifica, é difícil não se enxergar em alguma das faixas de MASTROBISO.

Budang

A Budang não apenas justificou o hype que a cercava; ela o superou com folga. No álbum Magia, a banda catarinense entrega um hardcore/punk que preserva a essência do estilo, mas surpreende com uma sonoridade contemporânea e sagaz. Essa força não ficou restrita ao estúdio: o grupo se consolidou como uma das revelações mais urgentes do ano ao rodar o Sul e Sudeste, dividindo o palco com lendas como Dead Fish. Para quem curte o estilo, ouvir o novo disco na íntegra é quase que uma parada obrigatória.

Headwreck

Se 2025 precisava de uma injeção de energia, ela veio de Brisbane com o Headwreck. O lançamento do EPATTITUDE ADJUSTMENT marca uma evolução clara para a banda, destacando um som autêntico que mescla o metalcore moderno com uma pegada divertida. Não é à toa que se firmaram como uma das grandes revelações do ano: o grupo já saiu em turnê com gigantes como Northlane e confirmou uma agenda de respeito para 2026 ao lado de Polaris, The Amity Affliction e Paledusk. É o início de uma nova era para o quinteto e vale muito a pena conferir o trabalho completo.

The Paradox

Há uma certa beleza nos apadrinhamentos de Travis Barker. O baterista do blink-182 chegou a revelar diversos artistas desde 2020, desde Maggie Lindemann a jxdn, uma legião de fãs começou a prestar atenção nas escolhas do produtor para ditar “o futuro do pop punk”, digamos assim. Com The Paradox, o buraco consegue ser até mais embaixo: a banda, formada em meados de 2024, já foi reconhecida também por Jack White e Lil Nas X, e não demorou nem um pouco para se tornar uma força no gênero.

Desde sua primeira apresentação, o The Paradox causou impacto online, conquistando um público para o qual a internet não estava preparada. Em 2025, a banda lançou seu primeiro EP e se revelou como um dos artistas mais promissores do ano. Acompanhar o quarteto de Atlanta não é mais uma opção, e sim uma obrigação.

Los Otros

Um dos grupos mais interessantes de 2025, a Los Otros é formada por Tom, Isa e Vini e lançou o seu primeiro single em agosto. No entanto, apesar do repertório online ainda estar sob construção, o trio já fez mais de 20 shows no ano passado e deixou bem claro que esse é apenas o começo. Para quem curte indie rock e boas doses de garage rock, está aqui um nome obrigatório de se acompanhar esse ano.