10 bandas do México que você precisa conhecer agora mesmo
Uma lista com 10 bandas mexicanas, que vão do midwest emo ao metalcore, para você conhecer e atualizar a sua playlist
O México é um país conhecido pela sua riqueza cultural e com características muito marcantes e fortes, principalmente na música, que conta com o seu idioma latino para acrescentar um toque especial e único às sonoridades. E se tratando de diversidade, ele não decepciona. Aqui trazemos uma lista para você conhecer 10 bandas mexicanas com de tudo um pouco: post-hardcore, midwest emo, metalcore, deathcore, pop punk e rock alternativo. Dale!
Joliette
Joliette é uma banda de post-hardcore formada em 2011, em Puebla, no México. Em suas músicas há elementos de screamo misturado com post-hc, criando assim um som que no primeiro momento aparenta ser suave, naquela vibe poética do estilo, mas há uma boa dose de gritaria, sendo impossível não conquistar quem gosta de gritos nas música. A banda tem três álbuns lançados, Principia (2015), Atáxico (2016) e um mais recente de 2021, Contraluz. A música Czirros tem uma atmosfera muito La Dispute, para quem é fã da banda, é uma excelente recomendação.
No Somos Marineros
Formada em 2010, tem como um dos seus principais estilos o midwest emo. Atualmente tem disponível no Spotify apenas um álbum, que se chama D’arcy (2017), marcado por músicas calmas, porém intensas e muito melancólicas. Também é possível conhecer mais do trabalho da banda através do seu EP lançado recentemente em seu bandcamp: Lado B y rarezas (2020 a.d.m.)
NDM Nunca Digas Muere
Uma banda impressionante de deathcore que foi formada em 2009, e segue em atividade até os dias de hoje. Para os fãs de músicas mais pesadas e agressivas, tem como principal tema em suas composições assuntos de cunho político, como revolução e o orgulho latino.
Teve seu debut em 2009, com um EP demo autointitulado, logo em seguida, no mesmo ano, produziram o segundo que se chama Mafia e em 2016 lançaram seu primeiro álbum de estúdio, Mi Gente, Mi Revolución. Tem dois singles lançados em 2020, He Vuelto e Vámonos Recio e dois que foram lançados no final de 2021, Voltaremos a la Eternidad em novembro e Látigo de Dios em dezembro. A banda também é conhecida como “NDM”.
Kaizan
Banda de metalcore formada em 2013, que leva o nome de Kaizan, uma filosofia japonesa sobre sempre estar em busca do seu melhor. A banda tenta refletir ao máximo esse pensamento e outras filosofias em suas letras. Lançaram seu primeiro disco em 2014, Dandelion, que inicialmente foi distribuído digitalmente pelo bandcamp e em 2016 foi relançado pela gravadora Discos Denver, com duas músicas extras e uma nova masterização. Em 2017, lançaram seu segundo disco que se chama Hansei, e seu lançamento mais recente é o single Mut.
Cathleen
Também de metalcore, a banda originalmente se chamava Everyone Likes Cathleen, mas atualmente mudaram para apenas Cathleen. Foi formada em 2010 e continua na ativa até os dias de hoje. É uma das poucas bandas da lista que mistura espanhol com inglês em sua discografia, tendo músicas nos dois idiomas.
Sua primeira aparição nas plataformas de streaming, ainda como Everyone Likes Cathleen, vem do álbum de compilados We Are Louder Than You 2.0. Pelo nome Cathleen, tem dois EP lançados: Though The Void e Trials, ambos de 2014, um single que se chama Cenizas e o seu lançamento mais recente, um álbum de estúdio que se chama Virus, de 2016.
Another Stage
E para finalizar a parte de metalcore da lista, uma banda que é a mais recente entre as três. Another Stage foi formada em 2017, na cidade do México. Seu primeiro álbum de estúdio recebeu o nome de Memories (2017). Em seguida, lançaram seis singles, onde Runaway (2018), Singular (2019) e Ajenos (2020) foram os com maior alcance nas plataformas de streaming, sendo Ajenos o único em espanhol. No youtube os seus maiores destaques são os videoclipes da música Breaking the Chains, com participação de Fernando Blue Marín e I Will Never Lose, ambos do seu primeiro álbum.
Sad Saturno
Sad Saturno é o projeto do cantor Cheke Mondragón, artista mexicano que mescla suas canções com post-hardcore e o canto berrado, quase como se cantasse recitando poemas com muita fúria e um turbilhão intenso de emoções. Em sua grande maioria, as músicas são extremamente melancólicas, não só nas letras, como também nas melodias.
É possível achar seu trabalho nas plataformas de streaming, onde seus últimos lançamentos contam com 5 singles e os mais antigos são os EPs “Versiones Acústicas de Canciones Que Solo Imaginé por las Noches Antes de Dormir” (2016), Destinados a Fallar (2016) e Alegría (2018).
PXNDX
Pronuncia-se Panda, a banda mais antiga da lista, formada em 1996, quando dois integrantes decidiram sair do grupo de grunge que participavam antes, pois queriam começar a fazer músicas que refletissem o amor deles pelas bandas Alkaline Trio e blink-182, sendo assim suas duas maiores influências.
Estouraram no México em 2005, com o seu terceiro álbum chamado Para ti con desprecio. Uma das músicas que mais fizeram sucesso foi o hit “Disculpa los Malos Pensamientos”. O álbum seguinte, Amantes Sunt Amentes (2006), também foi de grande sucesso. Chegaram a fazer uma versão do MTV Unplugged (Live) em 2010 e tem como seu último lançamento o álbum Todx Somos Pxndx (2020).
May Sunday
Banda de Pop Punk com uma pegada mais adolescente. Foi criada em 2016, na Cidade Satélite no México . Afirmam ter como influência A Day To Remember, Neck Deep, blink-182 e Green Day. Tem dois EPs em sua carreira, o Ahora y Siempre (2016) e Donde Siempre Quise Estar (2018).
Em 2020, lançaram um cover que fez muito sucesso, Qué Vida la Mía, do grupo pop mexicano Reik, presente na coletânea Todos Somos Pop, Vol. II da gravadora mexicana The Black Mamba Studios (que lançaram sua própria versão do Punk Goes Pop). Ainda na segunda metade do ano, lançaram mais dois singles, Nunca Jamás e Nuestras Huellas. Como seu último lançamento, tem o single Recuerdos Atrapados (Versiones Reimaginadas) de 2021, com três músicas antigas da banda, porém com versões novas/reimaginadas.
Say Ocean
Say Ocean, também de Pop Punk, é uma banda formada na Guadalajara, no final de 2014. A banda teve seu debut em 2015, com o EP Como si fuera 2005 e em 2017, gravou seu primeiro álbum de estúdio: Mejores Tiempos. A discografia da banda também conta com vários singles, especialmente Seguimos Vivos, gravada em 2020 com o produtor Rodrigo Arens (ganhador do Grammy Latino) e recentemente lançaram o EP chamado Dirección, enquanto isso continuam na produção de seu segundo álbum de estúdio.