10 vezes em que o pop punk foi trilha sonora de filmes adolescentes
Pra além da MTV, muitas bandas foram apresentadas por meio de filmes no começo dos anos 2000
Quem nasceu nos anos 90 provavelmente cresceu consumindo clipes de bandas de pop punk na falecida MTV e filmes com adultos fazendo papel de adolescentes em roteiros pouco elaborados. Felizmente, a trilha sonora desses filmes eram recheadas de pop punk e, até hoje, deixam um sentimento nostálgico que dificilmente será substituído por alguma produção atual.
Pensando nisso, preparamos aqui uma lista com 10 vezes em que o pop punk foi trilha sonora de filmes adolescentes. Esperamos te deixar nostálgico.
Todas Contra John (2006)
Nesse filme, John está saindo com três garotas ao mesmo tempo. Quando elas descobrem decidem se vingar do rapaz. Em uma das primeiras cenas do filme podemos ouvir Dirty Little Secret da banda The All-American Rejects. E como representatividade importa, o filme, que conta com um ainda desconhecido Penn Badgley, tem também um grupo de emos fugindo da aula de educação física em uma de suas cenas.
Dormindo Fora de Casa (2004)
Com um elenco que conta com ainda jovens Brie Larson e Evan Peters, o filme narra uma gincana em que um grupo de nerds vê a sua chance de se tornarem populares antes do começo das aulas no ensino médio. Logo na abertura do filme temos Stuck da banda Allistar.
Cara, Cadê Meu Carro? (2000)
O filme estrelado por Ashton Kutcher e Seann William Scott é considerado por muitos um clássico da virada do milênio. O filme acompanha dois jovens que, após uma noite de muitas aventuras acordam sem lembrar de nada, inclusive onde deixaram o carro. Na trilha sonora temos What I Believe de Sum 41 e Little Things de Good Charlotte como representantes do pop punk.
Doze É Demais (2003)
O filme narra as aventuras da família Baker enquanto Tom Baker (Steve Martin) equilibra a gestão de um time de futebol americano e de seus 12 filhos. Na trilha sonora temos In Too Deep do Sum 41 e I’m Just a Kid do Simple Plan.
O Otário (2000)
Embalado por What’s My Age Again do blink-182, o filme narra a história de Paul Tannek (Jason Biggs), um desajeitado jovem de uma cidade pequena que ganha uma bolsa de estudos para estudar em Nova York.
American Pie (1999), American Pie 2 (2001) e American Pie, O Casamento (2003)
Uma das trilogias mais populares entre os nascidos na década de 90, American Pie tem em seus filmes uma série de músicas do gênero e conta inclusive com uma aparição da banda blink-182 no primeiro longa. No capítulo de estreia da trilogia temos Mutt na trilha sonora, que é seguida por uma cena com a banda tocando em uma garagem.
A curiosidade fica pelo fato de nos créditos do filme aparecer Scott Raynor, antigo baterista do blink-182, enquanto na verdade, quem aparece no filme é o recém adicionado ao grupo na época, Travis Barker.
Em American Pie 2 temos Every Time I Look For You, também do blink-182, Fat Lip, do Sum 41, Hit Or Miss, do New Found Glory, entre outras músicas do gênero. Já no terceiro filme, encontramos Anthem do Good Charlotte, Forget Everything, do New Found Glory, The Hell Song, do Sum 41, além de músicas de Avril Lavigne e The All-American Rejects.
Sex Drive – Rumo ao Sexo (2008)
Na sequência de filmes com aparições de bandas, temos Sex Drive – Rumo ao Sexo. Na jornada de Ian (Josh Zuckerman) em busca de sua primeira transa, ele e os amigos acabam ficando presos em um acampamento amish junto com a banda Fall Out Boy. Aqui temos performances de Fame < Infamy e Grand Theft Autumn / Where Is Your Boy Tonight.
Não É Mais Um Besteirol Americano (2001)
O filme de 2001 tenta ser uma sátira de tudo aquilo que envolve os filmes adolescentes (inclusive os aqui listados). E claro que se a ideia é ter todos os elementos desses filmes não podia faltar Good Charlotte fazendo ponta como banda do baile de formatura tocando uma versão pop punk de If You Leave.
No Pique de Nova York (2004)
O longa de 2004 marca o último filme em conjunto das irmãs Ashley Olsen e Mary-Kate Olsen, queridinhas de toda uma geração. Na cena de encerramento do filme temos uma performance da banda Simple Plan, tocando a música Vacation enquanto as irmãs fazem um crowd surfing. Na trilha sonora temos também Doing Time da banda MxPx como representante pop punk.
EuroTrip – Passaporte para a confusão (2004)
Logo na abertura do filme somos apresentados à canção que foi composta exclusivamente para o longa. Scotty Doesn’t Know, da banda Lustra, viria a se tornar um dos hinos do pop punk ao longo dos anos, mas a princípio era só uma piada com o protagonista do filme, Scotty, vivido por Scott Mechlowicz.
Achou pouco? Reunimos todas as músicas que já foram trilha sonora de filmes em uma só playlist pra você. Confira: