10 anos de Vessel: a entrada do Twenty One Pilots no mainstream alternativo

Há uma década, o duo norte-americano Tyler e Josh encantava uma geração com um álbum profundo, pulsante e vivaz

Capa: Ana Oliveira / Downstage

“And I’ll be holding on to you”

É impossível não se emocionar ao falar de Vessel, terceiro álbum de estúdio do Twenty One Pilots que completou 10 anos no dia 8 de janeiro de 2023.

Com músicas cativantes, letras reais, expressivas e bastante melancólicas, o dueto conseguiu marcar profundamente uma legião de fãs pelo mundo inteiro.

(Imagem: Reprodução / Fueled by Ramen)

Com 12 faixas inéditas e um lead single fortíssimo, Vessel foi o passe de entrada do duo para o mainstream, abrindo oportunidades para festivais e eventos como Lollapalooza, Bonnaroo, entre outros, a Quiet Is Violent World Tour em 2014 e uma apresentação impressionante, senão memorável no MTV Movie Awards 2014.

VESSEL’S 10TH ANNIVERSARY

Neste último domingo, 8, foi feito uma stream no canal do Youtube do Twenty One Pilots em formato de podcast para comemorar os 10 anos do álbum. 

Nessa live, Josh e Tyler conversam e relembram como foi todo o processo de criação do álbum, toda a história por trás dele, além de divulgar o vinil especial de 10 anos do Vessel e contar algumas curiosidades sobre eles mesmos, como os outfits preferidos do Josh.

Mas se acham que parou por aí, estão enganados. A stream também contou com algumas participações especiais e uma versão acústica e exclusiva de todas as faixas do álbum.

Tudo isso e muito mais pode ser assistido e reassistido no canal do duo.

ENTERTAIN MY FAITH

Vibrante, cativante, emocionante e impossível de não cantar, Holding On To You é um dos lead singles mais memoráveis da banda. Como se já não tivesse uma batida viciante e uma letra inspiradora, Tyler, o vocalista, consegue nos entregar paixão e todo o seu carisma em um clipe que apenas engrandece tudo o que a letra quer passar.

Os comentários no Youtube não nos deixam mentir. Twenty One Pilots não é apenas viciante como vêm ajudando pessoas ao redor do mundo com seu lírico inspirador, profundo e que passa a sensação de acolhimento a todos que precisam de apenas um abraço e nada mais.

Holding On To You é, definitivamente, uma obra de arte.

I’LL STAY AWAKE CAUSE THE DARK’S NOT TAKING PRISONERS TONIGHT

Como todo pequeno artista, Tyler e Josh não tinham tanta segurança quando assinaram com a Fueled by Ramen. O receio era de que perdessem a liberdade artística por conta de um possível sucesso que a gravadora poderia trazer. Entretanto, como vemos hoje, as coisas estão caminhando muito bem, não é?

Imagem: Reprodução / WikiCommons

O duo, até então, realizava pequenos shows locais e Vessel teve seu pequeno começo através da faixa “Ode to Sleep” que foi tocada pela primeira vez sem um nome para ser batizada pela platéia. 

No dia 19 de novembro de 2011 foi que TØP chamou a atenção da indústria da música tocando para 1700 pessoas, ou “seus mais dedicados fãs”, como Tyler sempre chama.

‘CAUSE SOMEBODY STOLE MY CAR RADIO AND NOW I JUST SIT IN SILENCE

(Foto: Reprodução / Fueled By Ramen)

Vessel tem duração total de 45:38 e possui faixas extras em alguns países como Japão, Coreia do Sul e países do Reino Unido e União Europeia.

Uma coisa interessante a se comentar sobre o álbum é que em sua respectiva capa os dois senhores são na verdade os avós paternos de Josh e Tyler: Earl Dun e Robert Joseph.

O motivo? Simplesmente acharam que seria legal e que ninguém jamais pensaria em fazer algo do tipo.

Infelizmente Earl e Robert já faleceram.

STAY ALIVE, STAY ALIVE FOR ME. YOU WILL DIE, BUT NOW YOUR LIFE IS FREE

Todas as letras do álbum foram compostas por Tyler e algumas possuem participações especiais, como Holding On To You.

(Imagem: Reprodução / Instagram)

No geral, Vessel é um dos trabalhos mais importantes do duo até hoje. Não por colocá-los no mainstream, mas pelo peso que cada uma das 12 músicas carregam. 

As faixas abordam diferentes e profundos temas como fé, depressão, ansiedade, relações pessoais, amizade, família, valorização da vida entre outros. É um trabalho que consegue colocar a importância de continuar lutando e vivendo porque vale a pena.

O álbum é completo, conciso e segue um conceito linear que remete à noite. Como se o eu lírico tivesse que sobreviver e enfrentar a escuridão trazida pela noite. Uma grande jornada entre a “trégua” (faixa Truce) que o dia traz até que a próxima noite chegue.

Os ritmos em Vessel são diversos. As mudanças são constantes, mas sem perder seu padrão e seu ciclo.

A última música do álbum, Truce, é a que mais se diferencia de todas as outras. É a mais triste, melódica e com menor duração. O piano e toda a composição da faixa é melancólica, dando fim a um trabalho único de uma forma poderosa e profunda.

Vessel é história. É um marco.

Stay alive everybody. It’s worth it I promise.