Após longo hiato, House Goes Down retorna com o EP Treze
Com um som pesado, melódico e moderno, House Goes Down lança o EP Treze
Formada em 2010, na cidade de Araraquara (SP), a House Goes Down faz um som pesado e melódico. Composta por Rony Silva (vocal), Marcos Freire (guitarra), Guilherme Floriano (bateria), Agner Torres (baixo) e Gabriel Do Vale (guitarra), o grupo conta Com dois EP’s e um disco em sua discografia. O quinteto volta as atividades após um longo período em hiato e coloca no mundo seu mais novo trabalho, o EP Treze.
Voltar às atividades após o hiato se mostrou uma tarefa complicada para a House Goes Down. Após praticamente 3 anos parados, a banda passou por várias mudanças, inclusive em sua formação. Essas mudanças, apesar de complicadas, renovaram o espírito do grupo, já que trouxe um amadurecimento tanto pessoal quanto musical. Com uma nova roupagem sonora e 100% focados em compor um material novo, a banda deu então início ao processo de composição e gravação do novo EP, finalizando o trabalho em 2 anos.
Inicialmente, o grupo tinha ideia para nove músicas, que após a pré-produção acabou virando um EP com cinco faixas. As composições partiam da criação de algum riff/melodia nos instrumentos de cordas, sempre orientados pelo produtor e guitarrista Gabriel do Vale. Esse processo inicial dava origem ao esqueleto das canções, para só então adicionar os demais elementos. A inspiração das letras e melodias vem das influências musicais e experiências de cada músico.
Treze apresenta mudanças na sonoridade da House Goes Down, sendo um reflexo das referências de cada integrante. Com cada músico ouvindo diferentes estilos musicais, é natural que essas influências sejam transportadas para o som da banda, sendo algo natural no processo evolutivo da HGD.
Os elementos eletrônicos presentes no EP sempre fizeram parte da essência da banda, que decidiu dar ainda mais evidência para essa abordagem. Sem se prender a estilos e rótulos musicais, o grupo decidiu adicionar mais elementos eletrônicos nas faixas do álbum, dando maior evidência ao que antes tinha um papel discreto e tímido na sonoridade da banda.
Junto ao EP Treze, a House Goes Down também lançou cinco videoclipes. Treze mostra uma banda madura e confortável com sua sonoridade atual, experimentando novas possibilidades e entregando um som pesado, melódico e moderno. O grupo pretende divulgar seu trabalho nos palcos, levando sua mensagem ao maior número de pessoas e buscando a identificação do público.