5 bandas nacionais caipirotescas pra você conhecer
Do horror punk ao death metal, conheça diferentes bandas para entrar no clima do dia das bruxas e curtir uma das melhores épocas do ano!
O halloween é uma data um tanto quanto esperada pelos fãs de rock, afinal, é nela que podemos sair de preto ao meio dia sem sermos julgados.
Esta data que já inspirou diversos filmes, livros e músicas sempre terá um espaço reservado no imaginário coletivo e na cultura pop num geral.
Entretanto, por ser um dia considerado macabro por muitos, não vemos o Halloween ser tão valorizado em nosso país como gostaríamos, mas, felizmente, temos uma bela cena com diversos artistas talentosos que sempre estarão dispostos a contar uma ótima história de horror para seus ouvintes.
Fiddy
Abrindo a nossa lista, temos essa banda interessantíssima formada em 2002 em Jaboatão dos Guararapes/PE.
Definir o estilo musical da banda Fiddy é algo um tanto quanto complexo, visto que são utilizados diversos instrumentos diferentes em suas composições. A banda já afirmou em entrevistas que possui influências do New Metal e do Metal industrial. Em suas letras, temas como filmes de terror, lendas, mitos, contos, sátiras e muito humor são bem frequentes.
Outro ponto que chama muito a atenção é o fato da banda ter 9 integrantes em sua formação e um deles se vestir com diferentes fantasias chamativas e fazer diversas dancinhas nos shows ao vivo.
Seus clipes são um show a parte, tudo feito com muito carinho e paixão pelos assuntos bizarros que a banda gosta de tratar.
Maldita
Surgida em 2001 no Rio de Janeiro, Maldita é outra banda que teve uma longa caminhada antes de (infelizmente) anunciar seu hiato em dezembro de 2021. Sua discografia composta por 5 álbuns e 1 EP guarda várias surpresas boas e que com certeza acabará surpreendendo seus novos ouvintes. Outrora, a banda abriu diversos shows para artistas consagrados como Marilyn Manson e também decidiu inovar seu som influenciado pelo Metal industrial mesclando-o com Funk Carioca em seu EP Montagem.
Além do metal industrial, a banda também é fortemente influenciada por filmes de terror, teatro e literatura niilista, fazendo assim um som único e bastante inovador.
Cemitério
Indo para uma vertente mais brutal e agradando os fãs de Death metal oldschool temos a Cemitério. Formada na década passada em São Paulo, a banda já lançou 2 álbuns de estúdio e 1 álbum ao vivo.
Como citado anteriormente, a banda bebe muito da fonte dos primórdios do Death metal em sua sonoridade, trazendo um som cru, sujo e cavernoso.
Na questão lírica, temas como o obscuro, true crime, serial killers e, obviamente, filmes de terror, são bem frequentes.
Gangue Morcego
Uma lista como essa deve quase que obrigatoriamente conter uma banda de Post-punk, não é à toa que este gênero musical é frequentemente ligado a subcultura gótica devido as suas mais diversas influências líricas e seu som soturno e mórbido.
Gangue Morcego é uma excelente banda para aqueles que buscam um som com as características citadas acima.
O grupo formado em 2008 no Rio de Janeiro sempre demonstrou como fazer música gótica com maestria, trabalhando bem com os clichês já conhecidos dessa cultura alternativa.
Filosofia, solidão, niilismo, amor e o fascínio pelo obscuro e desconhecido são apenas alguns dos temas tratados por eles. Uma ótima pedida para uma noite fria e sombria de Halloween.
Zumbis do Espaço
Talvez a banda mais famosa dessa lista, tida como alguns como o “Misfits” brasileiro, Zumbis do Espaço é uma das principais bandas nacionais do gênero conhecido como Horror Punk, gênero esse que em suas letras trata de assuntos como o terror e ficção sem deixar de lado a agressividade e velocidade do Punk Rock.
Zumbis do Espaço foi formada em São Paulo no ano de 1996 e desde então lançou 10 álbuns de inéditas, 5 álbuns ao vivo e algumas singles que marcaram sua carreira.
Ao longo de sua carreira, se apresentaram ao lado de grandes nomes do rock, como o já citado, Misfits e também com algumas das grandes personalidades do Punk Rock como Marky Ramone.
Suas letras são sujas, selvagens e viscerais tais como as capas de seus álbuns, caso tenha estômago fraco pense duas vezes antes de adentrar no mundo da banda.
Essas bandas são apenas algumas das várias que ajudam a quebrar o estereótipo de que o nosso país é apenas o “País do Carnaval” e temos potencial sim para fazer do Halloween (ou dia do Saci para os íntimos) uma excelente data comemorativa.
Temos espaço para diferentes estilos de bandas, cada qual com suas particularidades, personalidades e estilos.