5 bandas novas pra entrar no clima de Halloween

Bandas com menos de uma década de existência para você atualizar sua playlist de Dia das Bruxas

Arte: Isa Espinosa / Downstage

Muitas bandas do underground nacional e estrangeiro passam o ano inteiro trabalhando pensando justamente no mês de outubro e a chegada do tão esperado Halloween, considerado por muitos o melhor feriado do ano. Grupos como o Ice Nine Kills e o Motionless in White já fizeram seu nome quando se trata da temporada de horror, mas o que pouquíssimas pessoas sabem é que esses artistas não somente inspiraram como também criaram um verdadeiro movimento de bandas cuja estética e proposta é inteiramente pensada no Dia das Bruxas.

Viajando pelo pop punk, post-hardcore e até mesmo o hard rock (é sério!), essa lista tem como objetivo te introduzir a grupos que estão trazendo um frescor ao Halloween norte-americano. Confira abaixo cinco nomes novos (em atividade de 2016 para cá) cuja sonoridade, estética e todo o processo criativo gira em torno da data mais legal do ano.

Driveways

A Driveways descreve-se como uma banda indicada para aqueles fãs do pop punk e post-hardcore que fez um enorme sucesso lá no início dos anos 2000. Porém, o mais legal deles é justamente sua autenticidade e proposta inigualável. Em fóruns do reddit, por exemplo, há discussões e mais discussões sobre quais bandas são parecidas com eles e o quão inigualável é a sua sonoridade. Independente de qualquer coisa, tem um fator que não deixa dúvidas: a temporada deles é definitivamente o Halloween.

Com uma estética inteiramente trabalhada no Dia das Bruxas, mas sem flertar com uma abordagem de terror, o trio de Massachusetts sempre tem uma carta na manga quando outubro chega e esse ano não será diferente: o EP Into the Past, com o single Salem, está com lançamento marcado para o dia 28 deste mês, mas você já pode entrar no clima com os álbuns Skeptic (2021), October Forever (2020) e Night Terrors (2018).

Dark Divine

A Dark Divine é uma banda com sonoridade mais voltada para os fãs de Hard Rock. Formada em Orlando, na Flórida, o quinteto deve ser o nome mais recente de toda essa lista, mas o interessante aqui é como ele leva uma experiência completamente temática de Halloween para cada um dos seus shows, com direito a caracterização e uma atmosfera de terror que toma conta do local.

Praticamente calouros na cena, com pouco mais de um ano de atividade, a banda lançou recentemente seu primeiro EP da carreira, intitulado Halloweentown, para já entrar no clima da Spooky Season!

Magnolia Park

O Magnolia Park é, definitivamente, uma das bandas mais divertidas de se acompanhar nos últimos tempos. Oferecendo um pop punk moderno e divertido, o sexteto da Florida está presente em lineups de festivais enormes, como o Sad Summer Fest e a edição de 2023 do When We Were Young. Além disso, o grupo já colaborou com nomes grandes da cena estrangeira, como Kellin Quinn e Derek Sanders e ganhou o algoritmo do Spotify, marcando presença em playlists autorais e acumulando hoje mais de meio milhão de ouvintes mensais.

No entanto, é no Halloween também que o Magnolia Park encontra sua estética. No ano passado, o grupo lançou o disco Halloween Mixtape, dando sequência a singles como Dream Eater e Sick of It All, todas flertando com uma temática de Dia das Bruxas, flertando com uma arte mais sólida e colorida. Para esse ano, o grupo se prepara para lançar o Baku’s Revenge.

Never Coming Home

A Never Coming Home é uma banda de Rhode Island que possui um pouquinho mais de 200 ouvintes mensais no Spotify. No entanto, não dá para julgar esse livro pela capa: o grupo traz um pop punk chiclete com boas doses de modernidade e o humor autodepreciativo que tanto estamos acostumados quando se trata de bandas do gênero.

São poucos singles lançados até agora, mas vale dizer que o grupo sabe muito bem aproveitar os feriados do ano, sobretudo o Halloween — não é à toa que um dos primeiros singles da carreira deles foi justamente sobre a data.

Chiliocosm

A Chiliocosm é uma banda canadense que consegue agradar tanto os fãs de pop punk quanto post-hardcore, trazendo uma proposta bastante diferente para suas músicas. Talvez por ser o nome mais cativante da lista, é mais do que merecido deixá-la por último: justamente para pegar qualquer desavisado de surpresa.

Toda a estética do grupo é trabalhada em artes neon e animadas, flertando com o Halloween pelo intenso uso de figuras como esqueletos, lobos, entre outros elementos de terror. O primeiro disco do quinteto, (un)orthodox, já está disponível nas plataformas digitais e serve perfeitamente como trilha sonora para qualquer festa de Dia das Bruxas, utilizando sons característicos como uivos de lobos e até referências aos anos 90 nas canções. Vale muito a pena conferir!