The Mönic promete show inesquecível com Disaster Cities em São Paulo

Após dois anos, banda retorna aos palcos em abril

Arte: Inaê Brandão / Downstage

O início de abril promete ser de muito rock em São Paulo. Isso porque a banda local The Mönic, formada por Ale Labelle (guitarra e voz), Dani Buarque (guitarra e voz), Joan Bedin (baixo e voz) e Thiago Coiote (bateria e backing vocal), fará seu retorno aos palcos no La Iglesia, um dos locais mais tradicionais do underground paulistano, após dois anos sem tocar.

Para a noite ficar ainda mais especial, o quarteto dividirá o palco com a Disaster Cities e ainda contará com participações de Emmily, da Far From Alaska e da banda The Zasters, com a qual a The Mönic colaborou em 2021 no single Bittersweet.

(Foto: Carol Muller)

“Assim que fechou o show a gente já tinha definido que queríamos algumas participações especiais”, começa Dani Buarque em exclusiva ao Downstage. “Pensamos na The Zasters neles pra tocar Bittersweet, que foi o nosso único lançamento do ano passado. Eu acho que vai ser um momento muito massa, a gente tá bem ansioso.”

Sobre a participação de Emmily Barreto, Dani ainda complementa: “A banda inteira é muito fã do Far From Alaska e a Emmily é uma das minhas vocalistas favoritas da vida, vai ser muito incrível ter ela com a gente.”

E ainda, sobre a Disaster Cities, a guitarrista relembra que conheceu a banda durante o período de isolamento social. “Nossa amizade foi uma das coisas que fizeram a pandemia ser menos insurportável”, comenta. “Foram muitas vezes que eu e o Matheus (guitarrista da DC) ficavámos vislumbrando e sonhando acordado com a volta dos shows e no momento que fossemos fazer os shows juntos. Ter esse primeiro show de volta e ainda com eles, é muito especial. Não podia ser melhor.”

(Arte: Rafael Panegalli)

Como se não bastasse, o dia 2 de abril no La Iglesia ainda marcará o primeiro show de Thiago Coiote como integrante definitivo da The Mönic, que passou a compor a banda durante a pandemia de covid-19. “Vai ser maravilhoso!”, adianta o baterista. “Focamos toda nossa energia em compor o disco novo, o que por um lado foi positivo, mas toda a tensão do coronavírus, o jeito que o governo bosta do Brasil lidou e lida com a situação, tudo isso foi deixando a gente sem saber quando finalmente poderíamos encontrar o público novamente, e mostrar a química que nós temos tocando.”

“Quando apareceu a oportunidade de fazer esse show ficamos muito felizes e temos certeza que vai ser uma grande noite”, finalizou o músico.

“É doido porque por mais que a gente não tenha feito um show com o Thi, é como se ele fosse da banda há muito tempo”, comenta Dani. “Eu conheço ele há muito tempo, já toquei com ele há mais de 10 anos em outra banda, então eu não tenho dúvida que vai ser muito especial.”

O show num momento pós-pandemia

“É muito doido”, começa Dani. “Acho que pra ninguém no planeta foi fácil e não foi diferente por aqui. O primeiro baque, além de ficar sem se ver e fazer show, foi a saída da Daniely da bateria.”

Daniely saiu da The Mönic em pleno período de isolamento social, enquanto a banda já estava em processo de composição do próximo disco de estúdio. “Ela é foda, nossa amiga”, comenta a guitarrista. “Lançamos nesse meio tempo três webclipes de um EP acústico que gravamos totalmente a distância uma da outra e um videoclipe oficial que marcou a despedida da Dani, então todas as dificuldades e a insegurança do futuro foi muito pesado.”

(Foto: Murilo Amancio)

“A intenção é fazer um show com uma pegada intimista e com uma qualidade técnica de som boa, a gente espera uma explosão de energias e um movimento cósmico muito doido”, revela Dani sobre a data no La Iglesia. “Imagina a vontade que a gente está em fazer isso, como se tivéssemos ficado enjaulados por dois anos.”

Ainda falando sobre o pico, o baterista Thiago enaltece a importância do local para o underground principalmente depois de um momento de bastante dificuldade para as bandas independentes. “O La Iglesia é uma casa nova que tem como um dos idealizadores o Jão (Ratos de Porão)”, adianta. “Chegou fortalecendo a cena dando espaço pra várias bandas tocarem. O público só tem a ganhar porque todos os eventos tem ingresso solidário e a qualidade de som que a casa entrega faz com que os shows sejam ótimos pro público e pras bandas!”

(Foto: Carol Muller)

Repertório

Com diversas músicas lançadas, a banda reuniu trabalhos já lançados com faixas novinhas que estão por vir num próximo material. “Queremos tocar um pouco de tudo”, adianta Thiago. “Vamos tocar alguns singles, bastante coisa do disco Deus Picio, e sim, vamos tocar uma música nova pra mostrar um pouquinho do que temos feito no último ano!”

“A gente não tinha intenção de tocar nada novo, mas durante os ensaios a gente achou que seria uma música excelente pra dar um pequeno preview”, complementa Dani. “A gente está há tanto tempo sem pisar nos palcos que seria legal trocar isso com o público, dar uma prévia do que está por vir.”

(Foto: Murilo Amancio)

Adquira seus ingressos para assistir ao retorno da The Mönic aos palcos agora mesmo por meio do Clube do Ingresso. O show acontece no La Iglesia, em São Paulo, em 2 de abril.