10 álbuns acústicos que você deveria ouvir
Um formato intimista e despido de excessos, o acústico é frequentemente encontrado em diversas discografias de bandas por aí
O formato acústico nos apresenta a música de uma maneira íntima e muitas vezes despida de todos os excessos e exageros que permeiam sua versão original. Não é estranho uma canção ser desconstruída e totalmente repaginada em uma versão desplugada, apresentando uma nova faceta e surpreendendo novamente o ouvinte.
Várias bandas e artistas têm em sua discografia álbuns acústicos, trazendo uma nova roupagem para seus trabalhos. Pensando nisso, o Downstage selecionou 10 álbuns acústicos que você deveria ouvir, de bandas que talvez você não imaginasse encontrar neste formato.
10. The Used – Live and Acoustic at The Palace (2016)
Para comemorar seus 15 anos de carreira, o The Used, um dos grandes nomes do emo/screamo, realizou um show histórico no Palace Theatre, em Los Angeles. A apresentação foi registrada e eternizada no álbum Live and Acoustic at The Palace, onde a banda passeou por sua discografia e tocou lindas versões de clássicos como The Taste of Ink, The Bird and the Worm, On My Own, além de um cover de Imagine, do John Lennon.
9. Yellowcard – Ocean Avenue Acoustic (2013)
Com o lançamento de Ocean Avenue (2003), o Yellowcard cravou seu nome na história do pop punk e se tornou um dos grandes nomes do gênero ao longo dos anos 2000. Ao completar 10 anos de seu lançamento, Ocean Avenue ganha uma versão acústica, trazendo uma roupagem intimista e sensível para suas músicas. Ocean Avenue Acoustic foi uma grata surpresa aos fãs, que puderam revisitar músicas marcantes como Way Away, Empty Apartment e Only One com uma nova abordagem.
8. MXPX – Acoustic Collection (2014)
Um dos grandes nomes do punk rock e dono de uma discografia de respeito, o MXPX também lançou um álbum com versões desplugadas de suas canções. O vocalista, Mike Herrera, frequentemente costuma se apresentar solo, fazendo versões acústicas de sucessos do MXPX, tocando alguns covers e músicas de seus outros projetos. Já familiarizado com o formato voz e violão, Mike Herrera entrega em Acoustic Collection belas versões de músicas como Doing Time e For Always, além de surpresas como a inesperada Drowning.
7. A Day To Remember – Live at The Audio Compound (2021)
Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), 2021 ainda segue sem shows e festivais presenciais, sendo as lives a maneira mais segura de poder curtir um show e prestigiar os artistas. O A Day To Remember, nome em ascensão no cenário pop punk/post-hardcore, começou o ano de 2021 com uma live muito bem produzida e especial. Live at The Audio Compound apresentou um setlist certeiro, com singles novos que estarão presentes em seu próximo álbum, You’re Welcome, com data de lançamento para 5 de março. Sucessos da banda como I’m Already Gone e I Surrender receberam belos arranjos e uma interpretação impecável.
6. Sleeping With Sirens – if you were a movie, this would be your soundtrack (2012)
Em 26 de junho de 2012, o Sleeping With Sirens lançou o maravilhoso EP if you were a movie, this would be your soundtrack. Com 5 faixas acústicas, o trabalho conta com 3 músicas inéditas e 2 faixas do álbum de estreia da banda, If I’m James Dean, You’re Audrey Hepburn e With Ears to See, and Eyes to Hear. A nova roupagem para as canções de seu primeiro disco ficaram excelentes e os vocais de Kellin Quinn estão impecáveis. Um grande acerto da banda.
5. Bad Omens – FGBGFM Unplugged (2020)
O peso do metalcore sai de cena no EP, FGBGFM Uplugged, dos americanos da Bad Omens. Se despindo de todo o instrumental pesado e agressivo presente em seus álbuns, a Bad Omens traz belos arranjos para faixas como Never Know, Mercy e If I’m There, onde a voz de Noah Sebastian ganha mais palco e mostra todo o seu potencial. Sem dúvidas um álbum que vale a audição, principalmente dos fãs de música pesada.
4. Rise Against – The Ghost Note Symphonies, Vol. 1 (2018)
Gravado no The Blast Room em Fort Collins, Colorado, The Ghost Note Symphonies, Vol. 1 compila sucessos da carreira do Rise Against em formato acústico. O álbum foi produzido por Bill Stevenson e Jason Livemore e o resultado são versões com belos arranjos e uma instrumentação impecável. Destaque para as faixas Like the Angel, House On Fire e Savior.
3. Face to Face – Hold Fast: Acoustic Sessions (2018)
Os veteranos do Face to Face desaceleram seu punk rock melódico e dão espaço para caprichadas interpretações acústicas de seus maiores clássicos. Hold Fast: Acoustic Sessions, contempla os fãs com versões desplugadas de Ordinary, Disconnected, AOK, entre outras favoritas dos apaixonados por punk rock.
2. State Champs – Unplugged (2020)
O State Champs se aventura novamente pelo formato voz e violão em Unplugged. O EP entrega 4 faixas inéditas, o que é uma grata surpresa aos fãs. A Thousand Hearts, The Recipe, 10 AM e Crying Out Loud são a cereja do bolo de Unplugged. O trabalho ainda conta com versões intimistas das já conhecidas Criminal e Dead & Gone.
1. Strung Out – Black Out The Sky (2018)
Outro grande nome do punk/hardcore que lançou um álbum inteiramente acústico foi o Strung Out. Black Out The Sky é o primeiro trabalho da banda após a saída do baterista Jordan Burns, substituído por RJ Shankle. Com 6 faixas inéditas e duas novas versões de Unkoil e Matchbook, o disco é dos trabalhos mais interessantes e diferentes na discografia da banda.
Com esses 10 álbuns acústicos é bem provável que você vire fã do formato e se pegue perguntando “como seria a versão acústica de determinada música?”. Então não deixe de nos contar qual a sua música desplugada favorita.