5 Projetos paralelos para você prestar atenção

Bandas e carreiras solos que mostram a criatividade sem limites de artistas já consagrados

Arte: Inaê Brandão / Downstage

Alguns músicos são inquietos e sentem a necessidade de se aventurar em novas jornadas.  Fora que, muitas vezes, a vontade de inovar e fazer algo diferenciado não tem espaço ou se encaixa em seu projeto principal. E é por esses e outros motivos que nascem os projetos paralelos. Bandas ou carreiras solos completamente distintas do que os artistas estão habituados a fazer, surpreendendo os fãs de longa data e conquistando um público completamente diferente. 

A lista a seguir conta com alguns projetos paralelos bem interessantes e que talvez tenham passado despercebidos pelo radar de quem acompanha a trajetória dos músicos envolvidos. 

Blaqk Audio

O duo formado por Davey Havok e Jade Puget, vocalista e guitarrista do AFI, tem uma proposta musical diferenciada, com forte influência dos anos 80. A banda faz um synth-pop dançante e com uma sonoridade bem retrô, com boas doses de música eletrônica. Havok e Puget começaram o projeto em 2001, mas devido à agenda frenética do AFI, só conseguiram se dedicar ao Blaqk Audio em 2006. Atualmente o grupo conta com 5 álbuns lançados, sendo Beneath the Black Palms (2020) seu trabalho mais recente. 

Hell Or Highwater

Brandon Saller, baterista e vocalista da banda de metalcore Atreyu, formou em 2011 sua própria banda, o Hell Or Highwaters. Assumindo o posto de vocalista, Brandon apostou em um estilo musical puxado para o rock/metal alternativo, onde seus vocais limpos teriam mais destaque. Toda a experiência que ganhou no Atreyu fez de Brandon um músico completo e seguro, fazendo um trabalho competente em sua banda e lançando ótimos álbuns. Com dois discos lançados, Begin Agains (2011) e Vista (2017), Hell Or Highwater pode agradar os fãs de bandas como Three Days Grace e Breaking Benjamin.

Transplants

Formado pelo vocalista/guitarrista Tim Armstrong (Rancid), o rapper Rob Aston e o baterista Travis Barker (Blink-182), o Transplants faz uma mistura assertiva de punk rock e rap. Tim e Rob alternam os vocais, criando uma dinâmica perfeita, acompanhados pelo talento e genialidade das batidas de Travis. A banda foi formada em 1999 e segue em atividade até hoje (contando com longos períodos em hiato), com 4 álbuns em sua discografia. Seu álbum autointitulado de 2002 contou com vários convidados de peso como Davey Havok (AFI), Lars Frederiksen (Rancid), Brody Dalle (The Distillers), entre outros. Os singles Diamonds and Guns e D.J.D.J fizeram um grande sucesso comercial, colocando a banda em evidência nos veículos de comunicação. O trabalho mais recente do Transplants é o disco Take Cover, de 2017.

Crosses

Crosses é um dos projetos paralelos de Chino Moreno, vocalista do Deftones. Formado em 2011, o projeto conta com o guitarrista Shaun Lopez (Far) e o baixista Chuck Doom. Com apenas um álbum lançado, ††† (Crosses) (2014), o grupo é um dos trabalhos mais interessantes de Chino Moreno, explorando uma sonoridade mais introspectiva. O Crosses mistura música eletrônica, darkwave, dream pop, eletronic rock e witch house, resultando em uma sonoridade única e bem característica. Os vocais de Chino funcionam perfeitamente nas músicas, deixando as canções envolventes e imersivas. Ideal para quem gosta de música eletrônica e rock.

Jasta

Jamey Jasta, vocalista da icônica banda de hardcore Hatebreed, lançou em 2011 seu primeiro álbum solo, Jasta (2011). Com mais dois lançamentos ao longo dos anos, The Lost Chapters (2017) e The Lost Chapters, Vol. 2 (2019), Jasta aposta em vocais melódicos, algo que não se encaixa em sua banda principal. Alternando entre vocais limpos e guturais, o vocalista consegue preservar suas raízes enquanto se permite experimentar novos caminhos. Em alguns momentos sua carreira solo se aproxima bastante da identidade do Hatebreed, soando mais do mesmo, mas é quando Jasta sai de sua zona de conforto que tudo fica mais interessante. Vale a pena conferir o trabalho solo de Jasta, principalmente se você é fã de Hatebreed e música pesada.