Do pior ao melhor álbum do Evanescence, segundo nossos leitores

Convidamos os nossos leitores para opinar sobre a discografia da banda!

Arte: Tayna Viana / Downstage

Dentro da cena do metal, o Evanescence é uma das bandas mais referenciadas e populares entre os ouvintes. Donos de uma discografia que mistura o emo, o gótico, o metal e outras influências de diferentes gêneros musicais, cada álbum traz um sentimento especial – e os leitores do Downstage sabem quais são seus favoritos. 

Com shows marcados no Brasil, a passagem da banda pelo país está sendo inesquecível para os fãs, com uma setlist capaz de agradar todo o público.

Diante deste cenário, nós do Downstage ficamos curiosos e quisemos saber: segundo nossos leitores, quais são os melhores álbuns do Evanescence

5. Synthesis (2017)

Ocupando o 5º lugar, de acordo com nossos leitores, Synthesis é o penúltimo álbum de estúdio da banda. Lançado em 2017, o disco apresenta um lado diferente do Evanescence ao deixar o peso da bateria e da guitarra praticamente de lado e trazer apenas arranjos orquestrais para as músicas.

O álbum tem tracks inéditas como Never Go Back e Hi-lo, mas é quase inteiro composto de regravações de músicas já conhecidas pelo público, como Bring Me To Life, Imaginary, Lithium e outras, mas com novos arranjos e um estilo diferente – mais focado no vocal e na orquestra, que, por sua vez, é expressiva e majestosa. 

4. The Bitter Truth (2021) 

The Bitter Truth é o álbum mais recente da banda, que, assim como Synthesis, dividiu opinião entre os fãs. Mais puxado para o heavy metal, o vocal de Amy é alto por cima da bateria muito característica do gênero, pesada e agressiva – a guitarra segue na mesma pegada.

Contendo as tracks The Game Is Over, Wasted On You e Better Without You, o disco agrada os ouvintes do metal pesado com alguns elementos sintéticos e eletrônicos que compõem o som. Para os ouvintes do Downstage, The Bitter Truth fica em 4º lugar.

3. Evanescence (2011)

Evanescence fica em 3º lugar no ranking dos leitores do Downstage. O álbum autoentitulado da banda também traz fortes influências do heavy metal, porém, os elementos do gótico se mostram mais presentes. A reverberação do vocal da Amy e de alguns instrumentos, como o violino e a guitarra, alimentam essa atmosfera ao longo da tracklist.

Músicas como Lost In Paradise, My Heart Is Broken e Made Of Stone são os pontos mais altos do disco – tanto para os ouvintes quanto para a crítica, que não foi muito amigável com o disco quando foi lançado. 

2. The Open Door (2006)

Em 2º lugar, o disco que carrega as famosas Call Me When You’re Sober e Lithium em sua tracklist. The Open Door foi lançado três anos após Fallen e fez um ótimo trabalho como seu sucessor. 

O disco é uma combinação perfeita dos vocais assombrosos e da atmosfera obscura de Fallen, mas com elementos sintéticos diferentes, uma abertura criativa maior tanto nos instrumentos e nos ritmos quanto nas brincadeiras vocais e melódicas da Amy e novas influências musicais.

The Open Door está em 2º lugar no ranking, de acordo com os leitores do Downstage.

1. Fallen (2003)

Sem espanto algum, Fallen, lançado em 2003, ocupa o primeiro lugar da lista – tanto na discografia da banda, quanto no coração dos fãs. 

Fallen apresentou o Evanescence em um cenário muito diferente de como é atualmente. Amy Lee foi uma das primeiras vocalistas dentro do nu metal – gênero no qual a banda era associada pela mídia – em um contexto predominantemente masculino. 

O sucesso do disco tomou proporções extremamente maiores do que era esperado na época por diversos motivos: a surpresa da crítica com os vocais angelicais de Amy, a mistura cativante de gêneros e influências musicais, as letras cruas e sinceras que pareciam ter sido retiradas direto de um diário e o sentimento que as músicas traziam para o ouvinte.

O disco continua sendo, até hoje, uma das maiores referências e exemplos dentro da cena alternativa, conquistando uma posição lendária e imortal. Não é preciso ser fã para conhecer músicas como Bring Me To Life, Going Under ou My Immortal

Para os leitores do Downstage, Fallen é o melhor disco do Evanescence. E, para milhões de pessoas, Fallen é um dos melhores e mais tocantes discos da cena.  

Gostaria de fazer parte de votações para participar de matérias como essa, receber notícias sobre a cena alternativa e ficar ligado nos lançamentos direto no seu WhatsApp? Entre no nosso grupo oficial!