O retorno da Black Days e sua Banda Dos Sonhos
Banda anuncia nova formação e promete reencontro com os fãs ainda esse ano
A banda Black Days, que parecia estar em hiato desde meados de 2021 depois da saída de 3/4 dos seus membros, anunciou na última sexta a sua nova formação. Agora composta por Bruni (vocais), Gabe (bateria), Mari (guitarras) e Vini (baixo), a banda contou com exclusividade ao Downstage como foi o processo de reformulação.
Apesar do tempo sem notícias e atualizações sobre o grupo, Mari conta que a banda já vinha se planejando para esse retorno. “A gente continuou trabalhando. Foi algo que ficou quieto por um motivo maior de que a gente precisava sentar, organizar, mas a gente não parou de produzir nada […] A galera ficou um tempinho sem informações porque a gente estava preparando algo especial”.
Entre as coisas especiais que vinham sendo preparadas está o reality Banda Dos Sonhos, que conta com três episódios já disponíveis no YouTube da banda. Bruni contou como foi a decisão de fazer o anúncio da nova formação nesse formato. “A ideia veio da Carol, minha companheira. A gente assiste muito reality show e a gente tava no momento exato em que precisávamos mostrar a banda. A gente não queria só uma foto promo. A gente queria algo diferente”.
Os novos integrantes contaram também como está sendo a experiência de substituir os antigos membros em uma reformulação tão grande. “A gente tem uma grande responsabilidade pela frente por tudo que a Black Days construiu ao longo desses anos[…] Eu também me coloco na posição de fã. Quando você é fã de uma banda e ela passa por uma reformulação você espera que o que o que essa banda vai apresentar seja algo tão bom quanto ou melhor”, comentou Mari.
Ainda sobre esse tema, Gabe reforçou a felicidade em estar tocando na banda da qual já foi fã: “Eu estava conversando com um amigo outro dia e ele falou ‘lembra quando a gente estava no show da Black Days e você disse que ia ser um sonho um dia estar no palco? E hoje você está na banda ‘.[…] Isso pra mim é a realização de um sonho”.
Groselha
Além do reality que anunciou a nova formação, os músicos usaram esse tempo para produzir novos materiais. A música Groselha, que tem lançamento previsto para o próximo mês, é o primeiro produto da nova fase da Black Days. Sobre o processo por trás da criação dessa música, Bruni comentou: “Groselha foi pensada antes da saída dos meninos. Foi criado por mim e pelo Rafa Brasil e ainda estava bem crua. E quando eu mostrei pra galera a música se transformou. Acabou se fazendo uma tradução que era na cabeça dos ex-integrantes e foi muito interessante ver como a cabecinha de cada um trabalha”. Ainda sobre a afinidade com os novos integrantes, Bruni acrescentou, “Essas são as pessoas mais tranquilas e talentosas com quem já trabalhei. É muito fácil fazer música com eles”.
Sobre esse processo criativo, Vini comentou: “Foi muito de surpresa essa questão de poder colocar um pouco do Vinícius no som. De não ter que me adequar a linguagem que o Johnny usava tocando, sabe? Eu pude ser eu e explorar estilos diferentes, caminhos diferentes sendo eu mesmo, isso foi muito legal e foi muito divertido o processo inteiro”. Enquanto Gabriel completou, “Eu pensei ‘pô, beleza. Vou fazer o suco de Black Days aqui’ e fui ver vídeos no YouTube do Peracetta tocando, do Adriano. Fui ouvir o repertório todo. E na hora foi completamente ao contrário. Me pediram pra tocar do meu jeito”.
A música Groselha, que já está finalizada, teve produção de Júlio Miotto e Niko Kamada.
Volta aos palcos
Outro motivo de ansiedade dos novos membros é o encontro com o público da banda. Com uma turnê sendo programada ainda para o fim de 2022, esse encontro deve acontecer muito em breve.
Falando sobre shows, Vini comentou um episódio frustrante de alguns anos atrás: “Em 2016 eu fiquei arrasado porque eu tive sarampo e perdi um show da Black Days. Na época mandei mensagem pro Bruni triste por não ir ao show. E agora tá sendo surreal estar na banda, fazer parte e dar minha contribuição”.
Já Gabe se declarou para os fãs da banda. “As pessoas que gostam da banda são as melhores pessoas que a gente podia ter por perto. E eu não vejo a hora de poder compartilhar isso com eles no palco”, comentou o baterista.