Artistas inspirados em filmes de terror
Quando a música e o universo dos filmes de terror se encontram e dão origem a algo único e diferenciado
Música e cinema são duas formas de arte que se encontram com frequência, dando origem a experiências únicas e inusitadas. Várias bandas e artistas buscam inspiração no universo dos filmes de terror, incorporando elementos de horror e temáticas assustadoras, porém, sedutoras na maioria dos casos. Essa junção inesperada é responsável por trabalhos fora da curva e que cativam os ouvintes apaixonados pelas temáticas sombrias que cercam o gênero de horror.
O Downstage separou uma lista com 8 artistas inspirados em filmes de terror para você conhecer e ouvir no Halloween.
Misfits
Formada em 1977, o Misfits é uma das bandas mais influentes do punk rock, além de ser considerada a criadora do gênero Horror Punk. Os filmes de terror sempre foram fonte de inspiração para as músicas da banda, tornando- se uma das principais características do horror punk. Faixas como Night of the Living Dead, Vampira, Wolf’s Blood, Teenagers From Mars e Mommy, Can I Go Out & Kill Tonight? são belos exemplos de como o grupo se inspira no universo amplo dos filmes de terror e suas vertentes, principalmente os filmes B e cinema trash. O icônico logo da banda foi inspirado em um seriado policial de 1946 chamado The Crimson Ghost, além do nome Misfits, que foi retirado do último filme da atriz Marilyn Monroe.
Creeper
A Creeper mistura horror punk, emo, gothic rock e glam rock em suas músicas. Na ativa desde 2014, a banda fez barulho com o lançamento de seu álbum de estreia, o excelente Eternity, In Your Arms. O grupo já deixou claro sua inspiração em artistas como The Cramps, Alkaline Trio, Tiger Army, David Bowie entre outros, além de também declarar que clássicos do cinema como The Lost Boys e Phantom of the Paradise são grandes influências. Creeper é facilmente um dos nomes mais interessantes do horror punk na atualidade, mesclando referências de cinema e música com maestria.
Calabrese
O trio de irmãos Bobby Calabrese (guitarra e vocal), Jimmy Calabrese (baixo e vocal) e Davey Calabrese (bateria) se juntaram para formar o Calabrese, mergulhando no Horror Punk. Como não poderia ser diferente, o Calabrese pega elementos do cinema e adiciona em suas composições. Uma faixa que representa a influência dos filmes de terror na obra do Calabrese é a New York Ripper, inspirada no filme de mesmo nome do diretor Lucio Fulci. O filme chocante da palco para o som característico do Calabrese, que puxa para um som mais lento e com um refrão marcante. A banda é perfeita para quem gosta de um Horror Punk com doses de Hard Rock e se amarra em filmes de terror e temáticas desse universo.
Murderdolls
O Murderdolls foi um projeto do saudoso Joey Jordison (ex-Slipknot), que misturava horror punk e glam rock. A banda passou por algumas mudanças em sua formação tendo como principais membros Joey na guitarra e o vocalista Wednesday 13. Com uma forte inspiração em filmes de terror, tanto nas músicas quanto no visual, o Murderdolls lançou 2 álbuns, Beyond the Valley of the Murderdolls (2002) e Women and Children Last (2010). A paixão pelo universo do horror sempre esteve bem evidente nas composições da banda. Faixas como She Was A Teenage Zombie, Dawn of the Dead, B-Movie Scream Queen, Drug Me to Hell e Love at the First Fight (onde o personagem da música se apaixona pela garota do filme O Exorcista). Sem dúvidas, uma das melhores bandas de Horror Punk.
Blitzkid
Outro grande nome do Horror Punk que pega fortes influências dos filmes de terror é o Blitzkid. A banda lançou em 2001 o disco Let Flowers Die, que conta com faixas inspiradas em grandes títulos do horror como Hellraiser, Nosferatu, The Fog, Candyman entre outros. O grupo mostra toda a sua paixão pelo filme Halloween, icônica obra de John Carpenter e que deu origem a um dos principais personagens das franquias de horror, o assustador Michael Myers. A faixa Myers 10/31 é uma baita homenagem a criação de Carpenter em um punk rock sombrio de 4 minutos. O Blitzkid sempre conseguiu mesclar música e cinema de um jeito bem criativo e certeiro, seguindo à risca a cartilha do horror punk.
Ice Nine Kills
Ice Nine Kills é uma banda de metalcore que não tem medo de abusar das referências a filmes de terror e eles fazem isso com muita maestria! Em 2018, fizeram o álbum The Silver Scream, com músicas recheadas de referências a filmes de terror como O Pesadelo Na Rua Elm Street, Sexta-feira 13, Halloween e Jogos Mortais (com Randy Strohmeyer, do Finch) e muito mais. Cada faixa é dedicada a um filme diferente. Uma das músicas do disco que merece destaque é Enjoy Your Slay, com referências a O Iluminado e conta com um feature de Sam Kubrick, neto do diretor Stanley Kubrick! E eles não pararam por ai, ainda tem a versão FINAL CUT do álbum que foi lançada em 2019, com mais cinco faixas e ainda esse mês, dia 15 de outubro de 2021, eles lançaram uma continuação do álbum, Welcome To Horrorwood: The Silver Scream 2. Novamente, todas as músicas fazendo referências a filmes, alguns deles são Cemitério Maldito, Psicopata Americano (que conta com um feat do Jacoby Shaddix, vocalista do Papa Roach), My Bloody Valentine (com Corpsegrinder, vocalista do Cannibal Corpse) e Hellraiser. São músicas imperdíveis para os verdadeiros fãs de filmes de terror e que amam referências.
Wednesday 13
Essa é a banda perfeita para quem vive o Halloween todos os dias! Wednesday 13 é a prova de que o horror rock pode estar no cemitério, mas felizmente não está morto. Atualmente lançaram um álbum novo em 2020, chamado The Warner Years, e também em 2021, o EP Necrophaze – Antidote, que conta com um feat com Calico Cooper, filha de Alice Cooper. É a carreira solo de Joseph Michael Poole, também conhecido por ter sido vocalista na banda Muderdolls, com o baterista Joey Jordison (ex-Slipknot). Fundou a banda Wednesday 13 em 2004, após o primeiro término do Murderdolls. Com músicas regadas a assuntos, letras e melodias macabras e sinistras, também tem as que fazem referências a filmes de terror, como por exemplo, I Walked With a Zombie, um dos seus maiores hits que é inspirado em um clássico do terror de 1943, que leva o mesmo título. Há também Haddonfield, que é um tributo a Michael Myers e aos filmes do Halloween. Carol Anne… They’re Here, tributo a Poltergeist e House by the Cemetery uma homenagem ao diretor italiano de filmes de terror Lucio Fulci.
My Chemical Romance
A banda foi formada em 2001, em Nova Jersey, e é conhecida não só pelas suas eras darks, que os marcaram visualmente, mas especialmente por suas letras e melodias sombrias. A música Early Sunsets Over Monroeville, do primeiro álbum I Brought You My Bullets, You Brought Me Your Love, foi inspirada no clássico filme de zumbis A Madrugada dos Mortos, do diretor George A. Romero. Tem um começo suave e tranquilo com a narração da vida de um casal vivendo no apocalipse zumbi, até que algo acontece e a atmosfera da música muda completamente, ficando melancólica e Gerard Way consegue transparecer o sentimento de agonia em sua voz. Em um dos versos há referência a uma frase famosa do filme que é “no more room in hell” / “não há mais vaga no inferno”. Ainda no mesmo álbum, há a música Vampires Will Never Hurt You, que demonstra a influência de monstros na banda e o videoclipe de Honey, This Mirror Isn’t Big Enough For The Two Of Us que aparece cenas do filme de terror japonês Ôdishon. Vale destacar também que o conceito por trás dos dois álbuns seguintes, Three Cheers For Sweet Revenge e The Black Parade, poderiam perfeitamente servir de inspiração ou roteiro para incríveis filmes de terror. Além disso, a banda já declarou em várias entrevistas que o universo do terror é uma grande influência para todos eles.