brøken: o sucesso no TikTok para os palcos da vida real

Conversamos com a banda sobre Ela Disse Que Já Me Superou e futuros lançamentos.

Arte: Rafa Antunes / Downstage

Formada no final de 2021 na cidade de Balneário Camboriú, a banda brøken é mais uma das bandas que nasceram e cresceram durante a pandemia e que tem na internet seu principal palco e público.

Quem ouve a provocativa Ela Disse Que Já Me Superou, último lançamento da banda, não imagina que uma tragédia uniu os músicos: “A gente se reuniu pra fazer a música Nada Dói Tanto Quanto Um ‘Nunca Mais’. Uma homenagem do Ariel (e agora também da banda) a Jeane Fagundes, sua namorada, que passou para o plano espiritual em um triste acidente de trânsito no auge dos seus 23 anos”, contou Kim, vocalista da banda, em entrevista exclusiva ao Downstage.

“Nos juntamos a mais dois malucos, o Lucas e o Guther, e a partir disso a gente fez não só uma música, mas cinco. A sinergia foi instantânea e então construímos esse projeto juntos”, completa o músico trazendo assim toda a formação da banda.

E quanto ao “projeto”, Kim está se referindo ao EP que a banda planeja lançar ainda esse ano. “Ele está gravado desde o ano passado, e desde janeiro está pronto. Tem cinco músicas, das quais três já foram lançadas. O lançamento está programado para 23 de setembro”, adianta Kim.

Desde a formação da banda, essas cinco músicas foram definidas como o primeiro checkpoint da brøken. Mas o músico antecipou que já existem mais materiais em produção.

TikTok

A banda, que é bastante engajada nas redes sociais, já acumula quase 30 mil seguidores no TikTok e números próximos de meio milhão de likes. Quando perguntados sobre a afinidade com a plataforma, Kim comentou: “Pra mim é uma oportunidade de fazer nosso trabalho chegar em mais gente”.

Para o artista, as redes sociais são uma maneira de ultrapassar as barreiras geográficas: “Com os grandes canais de comunicação concentrados nas mãos de poucos players, o TikTok é uma das formas de fazer nosso trabalho chegar a um público maior, a ter as pessoas prestando atenção no que estamos fazendo. Principalmente pra nós, que estamos fora do eixo RJ-SP, essa ferramenta tem aberto muitas portas.“

Das redes para o mundo real

Antecipando um pouco dos próximos passos, a banda contou estar ansiosa pelos shows que começam a ser marcados ainda para esse ano. “Já temos data aqui em Santa Catarina e também em Porto Alegre. E logo esperamos chegar no sudeste, em RJ e SP se possível. Queremos construir relações com bons parceiros e chegar no máximo de lugares. Estamos bem ansiosos pra subir nos palcos e posso adiantar que a gente vem pra quebrar tudo”, contou Kim.