Samwise e o pop punk cheio de saudade presente em Longe de Casa

Em seu single novo, a banda fala de saudade e amizade em um videoclipe totalmente Do It Yourself

Arte: Rafah Antunes / Downstage

Formada em 2020, a Samwise faz parte da cena pop punk nacional e conta com veteranos do cenário underground que já passaram por bandas como There’s No Face, Y2K, San Peter, Lunática e Quinto. A banda carrega a energia prazerosa e cativante do gênero para o seu som, se destacando na nova safra do pop punk brasileiro.

Essa bagagem é de extrema importância para a Samwise, refletindo no som da banda. “A importância do background do pessoal é super relevante. Nos curtimos e fizemos muitos sons no início dos anos 2000, com muita levada punk rock e emo, e hoje são influências diretas no som da Samwise. Obviamente que temos 2 integrantes mais jovens e estão trazendo fontes mais novas pra banda, o que está gerando um encontro de ideias super interessantes para nossas músicas e deixando os sons bem maia maduros e trabalhados”, comenta o guitarrista Quina.

(Foto: Felipe Rocha)

A banda soltou recentemente nas plataformas digitais o single Longe de Casa, que encerra a sequência de lançamentos que fecha seu primeiro EP. Algo que contou com todo um cuidado e preocupação dos integrantes. “Percebemos que o lançamento aos poucos a gente podia dar uma atenção maior para cada música, e podia produzir vídeos juntamente com os sons, o que conseguimos mais engajamento dos fãs com os sons. Tínhamos 4 músicas importantes na mão e queríamos poder dar a atenção devida para cada uma delas. E temos conseguido mostrar nosso trabalho com uma boa produção musical em conjunto com os clipes. E vimos que realmente ajuda muito na aceitação das músicas”, afirma o guitarrista.

A letra de Longe de Casa fala sobre cada um lida com o fato de viver longe de casa, ou com o fato de alguém próximo morar em um lugar afastado. Esse tema tem um peso diferente para a Samwise, já que alguns integrantes moram em diferente lugares.

“O tema da música se baseou muito em como interagimos com a distância entre a gente. A saudade da família, dos amigos e isso realmente mexe com todos. Com a pandemia, aprendemos muito a produzir a distância e conseguimos fazer isso com muita dedicação de todos. Tivemos um momento em que estávamos todos juntos e gravamos as músicas e em outro momento gravamos boa parte dos conteúdos de vídeos também. Assim o Gustavo foi pra Irlanda, o Quina morando em Caxias do Sul, ficou mais fácil depois de produzido a gente poder lançar com o tempo devido os materiais. O Quina agora está voltando pra SP e as coisas devem engrenar mais e conseguir fazer mais shows inclusive.”

O clipe da música mostra Gus indo para Irlanda, olhando retratos e relembrando os momentos com a banda. O vídeo intercala com elementos da gravação em estúdio, tudo feito pelos próprios membros da banda, com uma proposta bem Do It Yourself. “Simmmm, fizemos muitas imagens de estúdio na gravação da música, mas o restante o Gustavo fez indo pra Irlanda e morando lá, o Quina viajando e voltando de Caxias do Sul. Conseguindo gravar coisas importantes, e o Bruno em Campos do Jordão também fez mais imagens pro clipe. O Gustavo na Irlanda, nosso filmaker e design, compilou tudo e produziu o clipe da música. O que deu uma atmosfera bem nostálgica e de saudade pro clipe”

Com o lançamento de Longe de Casa, a Samwise se prepara para subir aos palcos e mostrar seu som para os fãs e o público que procura novidades dentro do cenário pop punk. “Com o fim do lançamento de Longe de Casa, a gente já começou a ensaiar para emplacar alguns shows até o fim do ano, pra que possamos fazer ainda mais contatos e mostrar como somos ao vivo também. Fizemos nosso primeiro show com o Hateen no Hangar, em Abril, e foi maravilhoso. Agora queremos vir com tudo. O Marheus Silvério do Theres no Face esta nos ajudando nas guitarras até o Gustavo voltar em Dezembro. Queremos muito mostrar o nosso trabalho ao vivo também”, conta o guitarrista Quina.