10 anos de King for a Day: o feat que moldou uma geração

Parceria surgiu a pedido dos fãs e hoje é vista como um dos maiores acertos do Pierce the Veil

Arte: Rafah Antunes / Downstage

Em 6 de agosto de 2012, o Pierce The Veil disponibilizou no YouTube um videoclipe que mudaria para sempre a sua carreira: o de King for a Day, parceria com ninguém menos que Kellin Quinn, vocalista do Sleeping With Sirens, e quarta faixa de seu terceiro álbum de estúdio, Collide With The Sky. A canção hoje é considerada (merecidamente) por muitos fãs como a melhor e maior parceria do post-hardcore — mas que também dá uma boa briga com Caraphernelia, lançada em Selfish Machines, com Jeremy McKinnon do A Day to Remember.

A parceria surgiu justamente por conta dos fãs que já acompanhavam a amizade de Vic Fuentes e Kellin Quinn há pouco mais de um ano, porém num ambiente totalmente virtual. Quando a canção foi imaginada pelo baterista Mike Fuentes e logo apresentada para o restante da banda, o vocalista e seu irmão não teve a menor dúvida: acionar o músico que o público tanto pedia para que colaborasse com o Pierce the Veil eventualmente.

A notícia foi dada em 25 de maio de 2012 por meio do próprio Twitter de Vic. “É oficial: de tanto vocês pedirem, eu e Kellin Quinn gravamos uma música juntos que fará parte do nosso novo álbum!”

A canção foi produzida totalmente à distância e a parte da composição de Kellin foi combinada com os versos de Vic, que trocaram King for a Day inteiramente por e-mail na época. Em uma entrevista para a Alternative Press há dois anos, Fuentes chegou a relembrar que quando a ideia da parceria surgiu, King for a Day mostrou-se como a canção perfeita para esse desejo dos fãs finalmente fosse realizado.

“Tinha a energia certa, e eu senti que ia deixar nós dois realmente abrir nossas vozes e nos fazer rasgar a música vocalmente”, declarou o vocalista da banda mexicana. “Parecia o caminho certo. Eu realmente não sabia de cara… Ela se formou organicamente a partir desses tweets [dos fãs] e de nós nos conectando depois disso.”

O mais interessante disso tudo é justamente o fato de que Fuentes e Quinn não se conheciam pessoalmente. A canção foi um fruto da distância, mas a sinergia e troca apresentada tanto no videoclipe quanto em shows que aconteceriam mais tarde foi apenas um risco que ambos músicos decidiram apostar.

“Lembro-me de te ligar e falar contigo pela primeira vez porque não nos conhecíamos”, comentou Vic com Kellin, oito anos após a parceria. “Nós nunca tínhamos entrando em turnê juntos. Eu só conhecia você de alguns vídeos do YouTube e ouvindo algumas de suas músicas. Então sabíamos quem você era, mas não nos conhecíamos pessoalmente.”

Apesar de não se conhecerem, Fuentes apostou todas as fichas em Quinn e no que conhecia do Sleeping With Sirens para que King for a Day nascesse. À AltPress, o vocalista revelou que não só deixou propositalmente o músico assinar parte da letra por simplesmente confiar cegamente em seu trabalho como também adicionar seus vocais sem que o resto dos integrantes soubessem o que estava sendo feito num estúdio muito longe dali.

“Foi assustador para mim porque quem saberia dizer o que você ia fazer? Você poderia ter feito um rap por causa disso”, brincou. “Eu não teria ideia. Mas quando peguei a música de volta, fiquei literalmente de queixo caído. Todos nós fomos deslumbrados. Foi perfeito.”

Kellin Quinn adicionou: “a maior diferença entre esta colaboração e outras que eu fiz é o fato de que [essa] aconteceu de uma forma tão orgânica, onde eu sinto que é algo que todo mundo queria mais do que a banda realmente pensava. E acho que foi tão premeditado por todos que deveria acontecer… E o fato de que foi e acabou sendo uma música tão grande é o que a torna tão especial para mim.”

Um marco no post-hardcore estrangeiro

King for a Day foi lançada como o primeiro single de Collide with the Sky em junho de 2012. No mesmo dia, o lyric video foi publicado no YouTube.

Nas paradas, a canção alcançou o Top 29 da Billboard Digital Rock Sounds nos Estados Unidos, enquanto dois anos depois alcançaria a marca de meio milhão de vendas no mesmo país. Em 2020, o Pierce the Veil celebrou nas redes sociais que King for a Day recebeu o certificado de platina, alcançando mais de um milhão de vendas digitais.

Quanto aos prêmios, King for a Day faturou o troféu de Melhor Single na pesquisa de leitores da Alternative Press de 2012, além de ganhar a categoria Melhor Videoclipe no Kerrang! Awards de 2013.

O videoclipe

Em junho, o Pierce the Veil gravou o videoclipe para a canção. A música, que fala sobre sem empurrado para além do ponto de ruptura do emocional humano, acabou sendo ilustrada por uma situação de lavagem de dinheiro num banco fictício, em que Kellin Quinn e Vic Fuentes são funcionários obrigados a trabalharem além do horário de seus expedientes, mas acabam descobrindo a fraude de seu chefe.

Além de ser um dia que entraria para a história da banda mexicana, o vocalista Vic Fuentes descreveu-o como um “dos melhores de sua vida”, tanto pelos inúmeros desdobramentos que a canção teve futuramente como também pelo fato de ter conhecido Danielle Victoria no set de gravação, mulher que tornaria-se sua esposa anos depois.

“Eu pedi para um cara que eu nunca tinha conhecido antes chamado Kellin Quinn para fazer parte disso porque tínhamos muitos fãs em comum que estavam nos incentivando a fazer algo juntos”, escreveu Fuentes em seu Instagram, em 2022. “Graças a Deus os ouvimos. Kellic para sempre.”

Desdobramentos

Muito bem recebida pelos fãs, King for a Day tornou-se queridinha de ambas partes da colaboração, e faixa favorita de todo o público. Hoje, Vic Fuentes e Kellin Quinn olham para trás com muito carinho e gratidão por terem ouvido seus fãs.

“Essa música precisava de você”, revelou Vic a Kellin em 2020. “Quando uma colaboração funciona, ela realmente eleva a música a um novo nível que eu acho que nenhum de nós poderia ter realizado sem o outro. Então eu acho que é isso que torna uma colaboração tão especial. E acho que foi isso que fez de King for a Day algo que foi um fenômeno para nós dois.”

Após o lançamento, a Warped Tour já estava praticamente batendo à porta, com ambas bandas confirmadas no lineup. Foi um período de loucura para eles, principalmente Kellin Quinn, que durante muitos dias finalizava o show do Sleeping With Sirens e atravessava multidões para cantar sua parte em King for a Day.

“Tivemos que conversar com a produção da Warped Tour para garantir que nossos sets nunca se sobrepusessem para que você pudesse vir e cantar sua parte todos os dias”, relembrou Vic. “Acho que foi super importante termos feito isso naquela época, e realmente deu certo.”

Em maio de 2015, foi revelado que King for a Day seria uma das músicas presentes ​​no Guitar Hero Live. A banda inclusive chegou a publicar um vídeo tocando a canção para seus fãs.

Atualmente, King for a Day segue com mais 200 milhões de reproduções no Spotify e vive como um exemplo de como os fãs conseguem realizar coisas incríveis. Por aqui, seguimos comemorando esse marco. Ouça agora: