Como os álbuns das nossas bandas preferidas, Guardiões da Galáxia vol. 3 é um misto de emoções
Filme chega aos cinemas nesta quinta-feira e conta com uma trilha sonora de respeito
*O texto a seguir contém spoilers da trama e da trilha sonora do filme!
Tive a honra de representar o Downstage na cabine de imprensa do tão esperado Guardiões da Galáxia vol. 3 a convite da Disney e bcbiz, e aqui você vai saber tudo sobre aquilo que mais amamos na trilogia: a sempre incrível trilha sonora! Eu fugi de todo spoiler musical possível para ter a experiência completa do sentimento que cada música traz para as cenas do filme e venho contar um pouco disso aqui para vocês.
O lançamento de cada volume dos Guardiões é como um novo album da sua banda favorita prontinho pra ser degustado, a expectativa conforme as faixas vão passando e você querendo escutar mais para saber o que vem a seguir. E, mais uma vez, James Gunn não nos decepcionou nas escolhas musicais que vão de Heart a The Flaming Lips.
Pelos trailers já podíamos imaginar uma história agridoce, até mesmo triste e com despedidas, mas não se engane, o filme não é nada do que vimos nas prévias e tem muitas surpresas. O sentimento de tristeza não é uma delas, fiquei realmente tenso e esperando pelo pior a todo momento como bom pessimista que sou. Como seria diferente em um filme que tem acompanhado de seus créditos iniciais Radiohead, mais melancólico que o normal com sua linda versão acústica de Creep? Aqui, diferente do que estamos acostumados, quem comanda a playlist é ninguém menos que nosso querido Rocky, já indicando a quem pertence esse terceiro e “último” filme dos Guardiões.
Como Peter agora possui um Zune, o acesso do grupo passou de duas meras fitas K7 com músicas dos anos 70 para um infinidade de escolhas. O início com o rock alternativo nos pega de surpresa pois é muito diferente do que vimos nos dois outros longas e já indica a direção que a saga está tomando, já que ao invés das músicas animadas somos abatidos pelo rock triste logo de cara. Mas a trilha sonora viaja por diferentes décadas, quase como uma “briga” pelo controle de quem será o dj da viagem pela qual acompanhamos os Guardiões nessa nova aventura, e, conforme a história evolui, o choque entre estilos e ritmos aumenta.
Entretanto, essa playlist no modo “aleatório” não é por acaso. Além de mais opções temos a regra máxima do carro (no caso, da nave): quem pilota escolhe a trilha sonora. Por isso, sem dar muitos spoilers, a seleção musical parece estar variando. Temos ali os clássicos oitentistas de sempre, que são intocáveis e agradam a todos, como This is The Day, da banda The The (recentemente usada na terceira temporada de Sex Education) e do fim dos anos 70 como Since You Been Gone, do Rainbow – que muitos não sabem, mas é um cover da música de Russ Ballard lançada 1976 – entre outras.
Um dos momentos mais épicos do filme, uma cena de ação incrível em plano sequência, tem como fundo musical a sensacional No Sleep Till Brooklyn, dos Beastie Boys, e é impossível não sentir a adrenalina. Mais do que nunca, a trilha sonora pauta o caminho dos Guardiões e também nossas emoções, sempre nesses contrapontos e antagonismos que são tão comuns na vida de qualquer um. Ninguém é feliz o tempo todo e nem triste o tempo todo, e pra cada momento temos uma música especial para nos embalar.
As supresas mais agradáveis em termos musicais foram We Care a Lot do Faith no More, Do You Realize?? do Flaming Lips e também, pasmem, Dog Days are Over da Florence + The Machine! Cada vez mais dentro dos anos 2000–2010, podemos esperar grandes mudanças na trajetória da equipe, mas sempre com um gostinho de nostalgia como indica uma das duas cenas pós-créditos, que conta com uma música velha conhecida dos fãs da Marvel (esperem olhinhos marejados) e que do seu jeito revolucionou a forma como o estúdio conta suas histórias até hoje.
Muitas de nossas bandas favoritas mudam de formação ou terminam, mas a essência sempre estará presente. Eu posso afirmar que já estou ansioso por uma nova turnê dos Guardiões da Galáxia.
Guardiões da Galáxia vol. 3 estreia hoje no Brasil.
Confira abaixo a lista completa da trilha sonora do filme:
- Creep (versão acústica) – Radiohead
- Crazy On You – Heart
- Since You Been Gone – Rainbow
- In the Meantime – Spacehog
- Reasons – Earth, Wind and Fire
- Do You Realize?? – The Flaming Lips
- We Care a Lot – Faith No More
- Koinu no Carnival (de “Minute Waltz”) – EHAMIC
- I’m Always Chasing Rainbows – Alice Cooper
- San Francisco – The Mowgli’s
- Poor Girl – X
- This Is the Day – The The
- No Sleep Till Brooklyn – Beastie Boys
- Dog Days Are Over – Florence + The Machine
- Badlands – Bruce Springsteen
- I Will Dare – The Replacements
- Come and Get Your Love – Redbone