10 bandas australianas que você precisa conhecer

Aparentemente existe um correspondente aussie pra diversas bandas da cena e nós vamos te mostrar

Arte: Carol Moraes / Downstage

Apesar de ser um país que também fala inglês, idioma da maioria das bandas que ouvimos e gostamos fora do Brasil, é muito comum que a Austrália não seja muito lembrada quando o assunto é música.

Ainda assim o país tem uma forte cena emo e pop punk (e bons representantes, como 5 Seconds of Summer e Stand Atlantic), a gente trouxe aqui algumas dessas bandas da terra dos cangurus pra te apresentar. E por incrível que pareça, elas vão lembrar algumas bandas que você já conhece.

Terra

Formada em 2014 em Melbourne por Cassie Jade e amigos do colégio, a banda carrega uma sonoridade que quem é fã de Paramore, vai adorar. Começando pelos vocais de Cassie, que rapidamente nos trazem à memória Hayley Williams, a banda nos transporta para os hits do início dos anos 2000. Apesar de ter uma popularidade bastante local, a banda já abriu shows para o The Veronicas e atualmente está abrindo a turnê do Sum 41.

PAPERWEIGHT

E é claro que o país também ia ter seus representantes do neon pop punk. O quarteto de Melbourne usa e abusa de roupas e cabelos coloridos em seus clipes e musicalmente estão sempre acompanhados de sintetizadores e um vocal em tons mais agudos. Para quem gosta de comparações, a banda soa como uma mistura de Never Shout Never e Boys Like Girls.

Waxflower

Talvez uma das bandas com maior projeção dessa lista, o grupo de Brisbane já dividiu palco com The Maine e Simple Plan. Com músicas que giram em torno do tema da saúde mental, a banda tem uma sonoridade que lembra The Maine e Jimmy Eat World. Para quem se interessar, vale ouvir o mais recente EP lançado, The Sound of What Went Wrong.

Bellwether

Com hits inspirados nos personagens dos quadrinhos de Scott Pilgrim Contra o Mundo, o grupo de Sidney carrega suas letras de referências da cultura pop. Musicalmente é fácil lembrar de bandas como Forever the Sickest Kids ao ouvir o grupo australiano. Quer se atualizar? Em 2022, o grupo liberou o EP Impermanence.

Belle Haven

Nas primeiras palavras do vocalista David De La Hoz, você pode pensar que é Brendon Urie cantando em outra banda. A semelhança entre os timbres dos músicos é o que faz com que a experiência de ouvir Belle Haven pareça sempre com estar escutando uma versão mais pesada e sombria de Panic! At the Disco.

Bad Juju

O grupo de Melbourne que já saiu em turnê com bandas como Mayday Parade mescla com sucesso momentos de maior calmaria e fases de pura gritaria em suas músicas. Comparativamente, soam como uma versão aussie de A Day To Remember. Entre as principais influências da banda estão Smashing Pumpkins e Silverchair. Em 2022, a banda lançou diversos singles, incluindo um temático de Dia das Bruxas intitulado American Halloween.

Drastic Park

A banda de Melbourne soa como uma máquina do tempo direto para o início dos anos 2000. Com uma sonoridade que serviria facilmente à Warped Tour, o grupo tem tudo para ser um nome clássico de pop punk no futuro. Fãs de Tom DeLonge, a banda tem como principais influências o blink-182 e Box Car Racer, e não é de se estranhar que a banda carregue o que há de mais clássico no gênero em suas músicas.

Para quem quer se atualizar, há alguns singles lançados entre 2021 e 2022, mas em 2020, a banda lançou não somente o EP Imposter Syndrome como também o álbum Last World.

To Octavia

Na internet brincam que a Austrália é o lugar para quem escolheu o modo hard da vida. E é isso resumiria facilmente a banda To Octavia. Formada em 2018, a banda carrega uma estética e sonoridade que mistura riffs pesados e vocais guturais com momentos harmônicos e o uso de sintetizadores. Um dos sons mais energéticos dessa lista sem dúvidas. Quer descobrir mais? Vale conferir o EP de 2021, Somewhere in a World, Not of the Dream.

Whatever, Forever

Formado em 2017, o grupo que leva no nome um verso de uma das músicas do Modern Baseball tem uma sonoridade que lembra bandas como Dashboard Confessional e Boston Manor. om dois de seus membros fazendo parte do grupo de metal Justice For The Damned, não é de se estranhar alguns elementos mais “pesados” na sonoridade da banda. O grupo também já dividiu palco com bandas como Turnstile e Movements e no ano passado, lançou o EP Slowly Dying With You, que super vale o play nas plataformas digitais.

Stateside

Tendo como principais inspirações PVRIS e Bring Me The Horizon, o grupo formado em 2014 na grande cidade de Brisbane é mais um liderado por vocais femininos. Erin Reus mescla vocais melódicos e energéticos entregando músicas densas e intensas. O grupo já acompanhou em turnê bandas como Cute Is What We Aim For e, em 2020, dividiu com os fãs o EP Havøc.

Mas é claro não são somente 10 bandas que fazem a Austrália ser um país mega interessante quando se trata de pop punk, emocore e gêneros correlatos. Quer descobrir mais? Vem carimbar seu passaporte na nossa playlist do Spotify: