Meraki comemora lançamento de Não Confunda, primeiro single autoral da banda

Depois de quatro anos na ativa, Meraki acaba de lançar a música Não Confunda e revela planos para novos lançamentos ainda em 2022

Arte: Rafa Antunes / Downstage

“Fazer algo com todo o seu amor, criatividade a alma” é o significado de Meraki, palavra grega que dá nome a uma banda que está no caminho de conquistar seu espaço na cena. Juntos desde 2018, o grupo acaba de lançar o seu primeiro trabalho autoral chamado Não Confunda.

O termo Meraki surgiu na vida de Laura Souza, vocalista, ainda em 2014 enquanto navegava pelo Tumblr. O nome sempre ficou em sua cabeça e ficou guardado para ser usado da melhor forma possível. Então, quatro anos atrás, a vocal foi convidada pra participar da banda, apresentou o nome e todo mundo gostou.

Foto: Gui Caielli

O começo

A internet vem sendo uma aliada da banda Meraki, assim como vem acontecendo com muitos artistas novos e independentes ao longo das últimas duas décadas. Laura contou ao Downstage que conheceu a baixista, Stefany, em um grupo no Facebook, e a sintonia foi tão grande que não demorou muito para que compartilhassem seus talentos na mesma banda ao lado de outros instrumentistas.

Mas a relação de Laura com a música não é recente. “Quando eu era criança, na aula de artes, quando tinha que desenhar ‘o que você quer ser quando crescer’ eu sempre me desenhava uma cantora, com a plateia cheia”, conta a vocalista. Ao longo da vida, então, Laura aprendeu a tocar vários instrumentos e até participou de outras bandas, mas foi com a Meraki que as coisas começaram a fluir. 

Som e influências

Para Laura, o som do Meraki pode ser classificado simplesmente como “emo” em meio a tantas influências diferentes dos integrantes. A vocalista conta que suas referências vão desde bandas nacionais que abrangem o gênero, como Nx Zero, até internacionais, como Paramore. Laura cita também cantores e grupos como Sandy & Junior, Rebelde e até Justin Bieber no gosto musical da banda, uma vez que ter conhecimentos variados é importante para a identificação de um som.

Entre as bandas preferidas da Meraki que serviram de inspiração para a sonoridade do grupo estão Paramore, principalmente o álbum Brand New Eyes, e a banda de hardcore nacional Pense, por influência de Clayton, guitarrista.

Não Confunda

Os rascunhos de Não Confunda, single de estreia do trabalho autoral da banda Meraki, existem também desde 2014 nas anotações de Laura. Com a ajuda de Stefany na composição, as letras de ambas as integrantes da banda se tornaram uma música só, e desde 2019 ela vem sendo tocada nos shows.

“Ela tem uma letra que não chega a ser agressiva, mas é sincerona, sabe?”, conta Laura sobre Não Confunda. “O refrão dela é bem autoexplicativo: não confunda meu silêncio com ignorância, ou até mesmo a minha sinceridade com arrogância porque eu sei que um dia você vai me entender”. A vocalista disse que a música é sobre discussões que não levam a lugar algum, conversas sinceras.

Laura conta que Não Confunda foi gravado no Estúdio Toth, de Danilo Souza e Fernando Uehara, da banda Bullet Bane. “Foi a nossa maior realização, né? Os caras são ótimos, estão aí com álbum novo e tal. Fiquei orgulhosa e deu super certo trabalhar com eles”, diz a vocalista da Meraki.

Foto: Gui Caielli

Futuro

Laura fala que existe muito trampo por trás de uma banda independente. “A Meraki existe há quatro anos e ‘só’ agora estamos lançando nosso primeiro single, então isso é muito significativo. A gente fez tudo por aqui mesmo, as artes, post, legenda, planejamento, todos os ‘corres’ que existem por trás de um lançamento”, pontua a vocalista.

Os objetivos da banda depois do lançamento do single é liberar mais duas músicas ainda em 2022, além de finalizar o ep. Enquanto isso, você já pode conferir nas plataformas digitais Não Confunda, o primeiro trabalho autoral da banda Meraki.