The Linda Lindas: quando o punk rock sai da escola rumo ao sucesso

Banda prepara-se para lançar seu primeiro álbum, mas já conquistou o mainstream

Arte: Munique Rodrigues / Downstage

O punk rock é um gênero musical que nasceu em forma de protesto. Entre melodias rápidas e cruas e vocal marcante, o movimento é conhecido por expressar na música questões políticas que adoecem a nossa sociedade moderna, uma herança de séculos.

Mostrando que o punk rock não morreu nos anos 1980 ou 1990, uma nova geração está usando e abusando nas primeiras influências para fazer parte desse protesto, e uma das bandas responsáveis por isso é o The Linda Lindas. Todas as integrantes têm menos de 18 anos e, mesmo tendo vivido pouco, já têm muito para falar, além de espaço na mídia para isso.

(Foto: Zen Sekizawa)

A banda The Linda Lindas ficou conhecida pela música “Racist, sexist boy”, “garoto racista e sexista” na tradução literal. A canção viralizou no YouTube e até entrou para o filme Moxie, da Netflix, que se passa durante o movimento punk rock feminista dos anos 1990. 

Usando uma camiseta da banda Bikini Kill, uma das mais marcantes da época, a baterista da banda conta sobre um comentário racista que recebeu de um colega da escola.

“Há pouco tempo atrás, um pouco antes do lockdown, um garoto da minha sala chegou para mim e contou que o pai dele disse para ele ficar longe de pessoas chinesas. Depois que eu contei que eu era chinesa ele se afastou de mim”, contou Mila de la Garza, na época com apenas 11 anos de idade.

Suas poucas letras falam desde racismo, sexismo e a importância de votar nas eleições, mas também de temas amenos, afinal a música também precisa ser uma diversão para garotas que mal entraram na adolescência. 

Carreira

The Linda Lindas nasceu em Los Angeles, em 2018, e o nome foi inspirado de um filme japonês chamado Linda Linda Linda. No centro do entretenimento norte-americano, não demorou para que elas fossem convidadas para abrir shows de bandas já consagradas do gênero, como Alice Bag, Bleached, Best Coast e, claro, Bikini Kill. Bethany Consentino, inclusive, vocal de Best Coast, é uma das maiores apoiadoras da banda

As garotas do The Linda Lindas conseguiram chegar rápido no mainstream, se apresentando na televisão pela primeira vez no programa Jimmy Kimmel Live, um dos talk shows mais importantes dos Estados Unidos. No mesmo ano, 2021, a banda assinou com a Epitaph Records, e teve mais uma de suas músicas, Oh!, no trailer da série The Chair, também da Netflix.

Neste ano, a banda anunciou que o seu primeiro álbum de estúdio será lançado no dia 8 de abril e se chamará Growing Up, single que já está disponível nas plataformas. The Linda Lindas é uma banda jovem e acessível, que pode não só dar um frescor ao punk rock, como apresentá-lo a um público mais diverso, principalmente feminino.