Blurryface, Dema e outros enigmas: Conheça Twenty One Pilots e suas eras

Grande nome do rock alternativo, dupla de Ohio, EUA, retornou ao Lollapalooza Brasil após 4 anos

Arte: Inaê Brandão / Downstage

A banda Twenty One Pilots, formada por Tyler Joseph (vocal) e Josh Dun (bateria), se apresenta no sábado (25) no Lollapalooza Brasil, substituindo o Blink-182. O duo, bastante criativo e repleto de enigmas, percorre entre universos e alter egos desenvolvidos por eles, bem como por composições motivacionais e reflexivas. 

Para entender esses elementos e mais, o Downstage preparou um especial para contar sobre a origem e as eras da banda, mostrando, também, como elas se complementam.

Por que Twenty One Pilots?

(Foto: Reprodução / Gaga Daily)

Quando formada em 2009, a banda era composta por Tyler Joseph, Nick Thomas e Chris Saliah, sendo todos eles amigos de colégio. O nome Twenty One Pilots se originou de uma peça teatral. Tyler, o atual vocalista, estudava, na época, a peça All My Sons, de Arthur Miller, que se passa durante a Segunda Guerra Mundial e  conta a história de um homem que se suicidou após causar a morte de 21 pilotos. Ele foi responsável por enviar peças defeituosas para os aviões deles, pensando apenas em seu benefício pessoal. 

Com a formação anterior, a banda lançou seu primeiro trabalho, de forma independente. O autointitulado teve estreia no mesmo ano da consolidação do grupo e conta com 14 faixas.

Capa: Twenty One Pilots

Em 2011, pouco tempo antes do lançamento do segundo disco, o Vessel, Nick e Chris deixaram o Twenty One Pilots. Após isso, Tyler se uniu com Josh Dun para dar continuidade aos projetos da banda.

Regional At Best e Vessel

O Regional At Best foi o primeiro trabalho com Josh na banda. No entanto, ele foi descontinuado e, portanto, não lançado. Isso porque, em 2012, o duo assinou contrato com a gravadora Fueled by Ramen e, assim, os direitos do disco foram transferidos a ela. Dessa forma, o desenvolvimento do álbum parou por ali e Vessel prosseguiu com a discografia oficial da banda.

Ele, por sua vez, contém músicas do quase lançamento anterior em sua composição, como Holding On To You, Guns For Hands, Trees e outras. Por outro lado, diversas faixas do Regional At Best foram descartadas, entre algumas delas há Slowtown, Forest e Ruby.

Todavia, o segundo álbum da banda trouxe, no lugar, novas músicas a sua discografia. Migraine, Truce, Semi-Automatic e outras são faixas inéditas do Vessel. Nele, as composições focam em falar de saúde mental, “O Sol irá nascer e nós vamos tentar outra vez. Fique vivo, fique vivo por mim”, Tyler canta em Truce.

O álbum possui 12 faixas com ritmos frenéticos e letras melancólicas, em muitas vezes. Isso, em questão, continua em Blurryface.

Blurryface

Capa: Fueled By Ramen

Em 2015, Tyler nos apresenta seu alter ego, o Blurryface. Também nome do álbum, claro, mas, ao mesmo tempo,  o vocalista usou o termo para designar suas inseguranças e medos. Para representá-lo, Joseph usa tinta preta nos braços e pescoço, bem como uma touca vermelha. Ele faz isso frequentemente em shows do duo.

O álbum, composto por 14 faixas, representa esse personagem, também, “Meu nome é Blurryface e eu me importo com o que você pensa”, Tyler repete diversas vezes no single Stressed Out.

Blurryface tem aparições nos clipes de Lane Boy, Heavydirtysoul Tear My Heart e outros.

Além disso, as composições continuam dando foco para a saúde mental e sua importância, “Embora eu seja fraco. E esteja abatido. Eu vou escapar para este som”, diz Tyler em Goner.

Ademais, essa foi a primeira era em que Twenty One Pilots veio para o Brasil, como parte do lineup do Lollapalooza 2016. Após o fim da Blurryface Tour, a banda tirou três anos para hiato.

Trench

Capa: Fueled By Ramen

Cartas, links e sites misteriosos. Foi assim que se iniciou a nova era do TØP. Nos materiais divulgados, se apresentou Clancy, o eu lírico deste disco. 

O personagem contou, nas cartas, sobre Dema, cidade distópica onde se passa Trench. Nela, há nove distritos e, para cada um, há um bispo para comandá-lo. Todos eles pregam o Vialismo (tradução livre), religião criada pelo duo para compor a narrativa do álbum, que prega ideias suicidas. 

Tyler Joseph confirmou em entrevista que Blurryface também está nesse universo paralelo e é Nico, um dos bispos criados para a história do disco.

Foto: Dema Org/Twenty One Pilots

Além dos bispos, existem os Banditos, rebeldes que buscam acabar com o Vialismo e tomar o controle da cidade. Eles possuem uma faixa em Trench, a qual se chama Bandito, “Eu poderia pegar o caminho certo. Mas eu sei que estou indo para baixo. Eu sou um ban, sou um Bandito”, Tyler repete as frases na música. 

Clancy ainda retratou nas cartas um lugar chamado Trench (“Trincheiras” em tradução livre), que além do nome do álbum, é o continente onde Dema está localizada, o que deixa a temática proposta mais clara.

A era Trench se iniciou com dois videoclipes contínuos, sendo eles Jumpsuit e Nico And The Niners, responsáveis por apresentar o início da narrativa formalmente. 

Além disso, banda mostra novos elementos em Chlorine. Em seu videoclipe, há a primeira aparição de Ned, que, depois explicado em entrevista com o duo, sabe-se que representa a criatividade de Joseph e Dun. 

Trench, o álbum mais enigmático e conteudista de Twenty One Pilots até agora, contém 14 faixas. Com ele, também surgiu a Bandito Tour, que passou pelo Brasil, também pelo Lollapalooza, mas em 2019.

Scaled And Icy

Capa: Fueled By Ramen

Após um live infinita devido ao single Level Of Concern, lançado em período pandêmico, a banda tirou um descanso de aproximadamente um ano. Em 2021, foi dado o início da nova era.

Nos links e sites desenvolvidos com ela, a fanbase desvendou um enigma proposto pelo duo, onde foi revelado que Clancy estava morto. Scaled And Icy, o mais recente álbum do TØP, é um anagrama para a frase “Clancy Is Dead”.

O novo disco se iniciou através do single Shy Away, onde também há mensagens motivacionais, o que é proposto pelo duo desde sua formação, “Não se intimide. Você define seus próprios limites”, é dito no refrão da música.

Choker, Saturday e The Outside também ganharam videoclipes. Além dos quatro singles, o disco possui mais sete faixas. 

Após um tempo do lançamento do álbum, é revelada outra carta que diz o contrário do que foi apresentado no início da era. Nela, há a informação de que o eu lírico Clancy está vivo. No entanto, não se sabe o que está certo e o que está errado, então, é algo que, atualmente, é visto como questionamento para os fãs. 

Junto ao álbum Scaled And Icy, foi  criada a The Icy Tour. Ela, em questão, já passou pelo Brasil em 2022, no festival GP Week, que ocorreu no Allianz Parque. Esse foi o único show do duo pela América do Sul no ano passado. 

Neste ano, o Twenty One Pilots retornou para a edição do Lollapalooza realizada na Argentina, no Chile e no Brasil.  Além disso, a dupla vai fazer shows na Colômbia e no Paraguai.