7 bandas que se fantasiam no palco
Dentro ou fora da Spooky Season, essas bandas nunca deixam de estar no clima de halloween
Querendo ou não, o halloween sempre inspirou a cena do metalcore e hardcore. Desde Misfits até Slipknot, a presença de máscaras, maquiagem ou roupas extravagantes se tornaram diferenciais e marcas de certas bandas, aumentando sua visibilidade e transformando seus shows em verdadeiros espetáculos teatrais.
Então prepare sua máscara de ghostface, sua faca retrátil e o sangue falso, porque essas bandas estão apenas no aguardo para te assustar e te impressionar com músicas incríveis e visuais assustadores.
Sleep Token
O quarteto britânico sempre foi conhecido pelas suas afinações pesadas, corais geniais e um vocal icônico, mas o que poucos sabem é que a banda também é inteiramente mascarada e anônima, tendo até uma história por trás de todo o culto criado por Vessel (vocalista da banda). Eles dizem estar unidos para adorar uma entidade antiga e sombria conhecida como “Sleep” que apareceu em um dos sonhos do vocalista do grupo.
Três dos integrantes usam um tipo de balaclava que leva o símbolo da banda junto a tinta preta nos braços e nos olhos. Já o vocalista usa um manto preto e uma máscara branca com um “ST” escrito em vermelho.
Aviana
Aviana é uma banda de metal alternativo da Suécia e nem sempre foi mascarada. Começou em 2016 como uma simples banda de metal, mas, após um hiato entre 2019 e 2021, a banda voltou com uma cara nova (literalmente), onde todos os integrantes usam máscaras pretas, exceto pelo vocalista.
Aviana lançou seu último álbum ainda esse ano intitulado de Corporation e, definitivamente, é uma banda a se manter no radar.
Ice Nine Kills
Os psicopatas de Massachusetts e reis do halloween também merecem aparecer de novo no especial, né? A banda de metalcore sempre teve a presença de letras assustadoras em suas faixas e um tom aterrorizante em sua estética, mas foi com o lançamento de Silver Scream 1 e 2 que a banda mergulhou de cabeça no terror.
Para cada música do set uma roupa diferente, justamente por todas as músicas presentes nesses álbuns serem inteiramente baseadas em filmes de terror clássicos, encenações e um teatrismo invejável. O grupo não deixa a desejar em nenhum aspecto. Com destaque para Spencer Charnas (vocalista) que coloca ou usa sempre algum tipo de apetrecho que tenha relação com a letra da música tocada no momento, seja a máscara do Jason, a luva do Freddy Krueger, a faca do Michael Myers ou a peruca da mãe de Norman Bates, ele consegue reivindicar o trono da spooky season com facilidade.
Dark Divine
Indo mais pro lado das maquiagens elaboradas, Dark Divine é a banda mais nova dessa lista. O grupo da Flórida começou em abril de 2021 com o single “halloweentown” e lançou seu primeiro EP recentemente com o mesmo nome. O grupo tem forte influência visual de Motionless In White e Ice Nine Kills, tendo inclusive um single com a participação especial de Ricky Armellino, guitarrista e backing vocals do INK.
Já a sonoridade vem de uma vertente mais virada para o hard-rock do que do próprio metal, mesmo tendo os berros aterrorizantes e os riffs incessantes, a banda se rotula como uma banda de rock e que com certeza pode amaldiçoar ainda mais sua spooky season em um ótimo sentido.
Gaerea
Saindo do hard rock e indo para os confins sombrios do black metal, Gaerea é um grupo português formado em 2016 que entrega algo sombrio e bonito em todas as suas músicas, com temas mórbidos, melodias encantadoras, mas que não deixam de te lembrar a qual gênero pertencem dentro da cena. A cada curva de belos instrumentais há um verso ou corus brutal à espreita e que não deixa a desejar com tais “jump-scares”. Visualmente falando, a banda se parece muito com Sleep Token onde todos os integrantes usam máscaras de tecido pretas, com o símbolo da banda estampado junto à tinta e roupas sociais pretas.
Finalizando com chave de ouro, no pedestal do microfone, há um brasão dourado pendurado dando a ideia de que é um verdadeiro culto em cima do palco e conseguindo chocar qualquer um que esteja desavisado sobre o quinteto.
Motionless In White
Os reis do metalcore gótico não poderiam nunca faltar em uma lista dessas. O MIW trouxe em 2010 pro metalcore o que o Misfits havia feito em 1982 no horror punk: letras com temas de horror clássico, como zumbis, bruxaria, vampiros e lobisomens e um visual diferente e cativante, que condizia com tudo exposto em suas músicas.
Com o tempo, a banda foi encontrando um caminho único por dentro da cena, se tornando mais melódica e técnica, mas a estética visual sempre se manteve, as maquiagens, as roupas e as letras nunca mudaram de curso. Atualmente a banda usa roupas mais inspiradas no cyberpunk e maquiagens mais futuristas para combinar com o tom de seu último álbum Scoring Of The End Of The World, que conta justamente sobre um mundo pós-apocalíptico causado pela própria humanidade.
Slaughter To Prevail
Para finalizar com chave de ouro, a banda de deathcore russa Slaughter To Prevail não espanta apenas em seu peso, mas seu visual também é de arrepiar. A banda formada em 2014 tomou conta das redes sociais e da internet em 2021 com o lançamento de seu último álbum Kostolom e com suas máscaras.
Todos os integrantes usam a mesma máscara durante grande parte do show que se destaca por ter uma silhueta de caveira com chifres e uma mandíbula móvel, que facilita o trabalho do vocalista ao berrar seus versos e breakdowns perturbadores. Além de serem chamativas, a banda disponibiliza as máscaras para compra online com diversas cores e acabamentos, ajudando ainda mais no aumento de sua fanbase e o alcance de seu trabalho apenas com um visual estrondoso.