Reckless & Relentless: 12 anos de um dos discos mais marcantes do Asking Alexandria

Em 2011 Asking Alexandria lança seu segundo álbum de estúdio e conquista espaço no rock mundial

Arte: Deb Martins / Downstage

“Sexo, drogas e rock n’ roll” já era uma marca registrada do Asking Alexandria desde o início, mas no segundo disco eles optaram por escancarar o lifestyle dos integrantes nas letras, nos clipes e, de alguma forma, na sonoridade.

Reckless & Relentless, lançado no dia 5 de abril de 2011, traz um som mais pesado, guitarras mais marcadas e menos sintetizadores, mostrando um lado da banda que ainda não havia sido explorado no Stand Up and Scream, mas que já davam as caras no EP Life Gone Wild, lançado em 2010.

Foto: Adam Elmakias

SELF-DESTRUCTION IS SUCH A PRETTY LITTLE THING

Embora o som pesado mostre que houve um amadurecimento no processo de composição da melodia, as letras, em sua maioria, mantiveram a mesma temática do primeiro CD. To The Stage, Dear Insanity e a faixa que leva o mesmo título do disco formam um curta-metragem chamado Through Sin and Self-Destruction, que pode ser visto como uma forma de representação do estilo de vida que Danny Worsnop, Ben Bruce, James Cassells, Sam Bettley e Cameron Liddell levavam na época.

YOU SHOULD REALLY TRY IT SOMETIME ‘CAUSE IT FEELS SO GOOD

Em Another Bottle Down, ainda que o tópico sobre bebidas continue presente – já no título -, Danny parece focar em questionar seu comportamento, mas não o suficiente para mudar de fato. Foi durante a turnê do Reckless & Relentless, aliás, que o vocalista performou totalmente bêbado em um show e causou uma grande confusão a todos que estavam presentes. Esse episódio foi tão marcante para a banda que é possível ouvir algumas falas desse dia na música Don’t Pray For Me, primeira faixa do disco From Death To Destiny, lançado em 2013.

Seguindo na linha de lutas internas, The Match e A Lesson Never Learned também expressam a revolta de Danny consigo mesmo. Além de Breathless, que foi a primeira música que passou a fazer parte do setlist dos shows, antes mesmo do R&R ser oficialmente lançado.

THIS MUSIC IS DEAD WITH A BULLET IN ITS HEAD

Foto: Adam Elmakias

Closure já traz uma perspectiva positiva e é até hoje um dos grandes destaques desse trabalho. Mas a grande novidade desse disco foram duas faixas em especial: Someone, Somewhere e Morte et Dabo, as primeiras faixas divulgadas, antes do lançamento. Sendo bem diferentes uma da outra e também às demais canções do Asking Alexandria, era difícil de saber o que esperar do novo projeto, mas a verdade é que Reckless & Relentless ganhou espaço no coração dos fãs e conquistou seu espaço na cena do metalcore mundial.