Os 10 melhores Covers do Punk Goes Pop

Sucessos do universo pop em versões interessantes e inusitadas, pela ótica de grandes nomes do post-hardcore, metalcore, pop punk e suas vertentes

Arte: Inaê Brandão / Downstage

Com início em 2002, o Punk Goes Pop, projeto da Fearless Records, que traz bandas alternativas assinadas pela gravadora para fazer covers de músicas pop que estouraram,  já teve sete edições e chegou a ser um evento anual esperado pelos fãs da cena. 

Com covers de sucessos atemporais, de N’Sync à Taylor Swift, separamos uma lista dos 10 melhores covers do Punk Goes Pop que você não pode perder:

Little Lion Man – Tonight Alive 

O sucesso do Mumford & Sons, originalmente gravado no estilo folk, com direito a voz, violão, contrabaixo acústico e até um banjo, recebeu um “twist” inesperado com os vocais poderosos de Jenna McDougall e o toque inconfundível do pop punk. A versão do Tonight Alive por Dave Petrovic é de cantar a plenos pulmões.

Somebody That I Used To Know – Mayday Parade e Vic Fuentes

Regravar Somebody That I Used to Know pode ser uma missão difícil, já que é uma música que une as mais diversas tribos e ainda toca nas rádios, mesmo tendo sido lançada em 2012. Mas não é isso que o Mayday Parade e o Vic Fuentes (do Pierce The Veil) deixam transparecer: eles realizaram a missão com sucesso. O cover de Gotye parece ter sido feito para se encaixar no álbum de uma das bandas.

Chandelier – PVRIS

Mais do que nunca, a voz grave de Lynn Gunn chega em Chandelier para mostrar que do que PVRIS é capaz. Se a letra poderia também facilmente estar em um dos trabalhos da banda, a batida de fundo com sintetizadores e a mudança na melodia para algo mais obscuro ainda fazem o cover ficar no melhor estilo das composições de Lynn, e é por isso que é tão bom.

Blank Space – I Prevail

A cantora pop Taylor Swift tem uma lista enorme de bandas de pop punk que pegam seus sucessos e os transformam em músicas do estilo. Se é pela narrativa que se assemelha às músicas do gênero ou pela discografia de sucesso extensa da cantora, o I Prevail mostra que a combinação dos dois funciona até para o metalcore. O screamo na ponte dá um toque especial nesse cover.

Stitches – States Champs

Originalmente gravada por Shawn Mendes, Stitches foi uma das músicas que lançou o cantor ao pop mainstream. Nesse cover do State Champs, o pop ainda está lá, só que acelerado e com mais riffs de guitarra. É uma opção que não foge muito do original, mas não deixa de representar bem o lado mais pop do gênero.

Over My Head (Cable Car) – A Day To Remember

Um dos maiores sucessos da banda The Fray, ganhou uma versão bem ao estilo pop punk/post-hardcore que só o A Day To Remember sabe fazer. O cover segue a linha pop da canção original no começo, mas ganha guturais poderosos em alguns momentos, atrelando peso a versão. O ADTR fez uma versão com a cara deles e ainda manteve alguns elementos da canção original.

Toxic – A Static Lullaby

O A Static Lullaby pegou um dos maiores hinos da Britney Spears e transformou em uma baita música de metalcore. O sucesso de uma das maiores divas do pop, ganhou peso e um instrumental bem contagiante, mantendo a essência viciante da canção original. É claro que os vocais rasgados e o instrumental agressivo em momentos pontuais é o que faz dessa versão algo bem fora da curva. Sem dúvidas um dos covers mais memoráveis da série Punk Goes Pop.

Boyfriend – Issues

Um dos hits sensuais do astro pop Justin Bieber, marcou presença no quinto volume da Punk Goes Pop. A faixa ganhou um cover incrível pela banda Issues, com variações no instrumental e com os vocais alternando entre momentos mais agressivos e outros com uma levada mais pop. O Issues colocou toda a sua personalidade na faixa e fez uma versão bem interessante e que merece destaque.

Bye, Bye, Bye – Further Seems Forever

O ‘N Sync foi uma das maiores boy band dos anos 90, emplacando inúmeros sucessos que se tornaram clássicos da música pop. Bye, Bye, Bye foi um dos hits que bombou nas paradas de sucesso e ganhou um cover sensacional feito pela banda Further Seems Forever. A faixa ganhou uma abordagem bem rock’n’roll, com aquela veia pop viciante no refrão, deixando a versão bem cativante.

Just The Way You Are – Pierce The Veil

Bruno Mars já é considerado um dos maiores nomes da música pop de todos os tempos. Just The Way You Are, faixa de seu álbum de estreia e um sucesso absoluto, ganhou uma versão sensacional no volume 4 da série Punk Goes Pop. O Pierce The Veil colocou todos os elementos do post-hardcore no cover de Bruno Mars e fez um trabalho excepcional. A versão ficou agitada e empolgante, além de contar com toda a personalidade da banda.

Curtiu? Pra melhorar, o Downstage preparou uma playlist exclusiva com o melhor do Punk Goes pra você. Vem ver!

Menções honrosas: Bandas brasileiras

O Brasil pode não ter tido a sua coletânea chamada Punk Goes…, porém a cena nacional não ficou nem um pouco de fora dessa onda de “repaginar” canções do mainstream para uma versão mais punk ou hardcore. Em 2018 e 2019, por exemplo, algumas bandas juntaram-se para criar o Pop Pauleira, dividido nos volumes 1 e 2, respectivamente.

Além disso, até hoje, bandas da cena brasileira dividem com o público suas versões reimaginadas de canções do pop mainstream. Se você ainda não conhece, selecionamos várias e colocamos na playlist abaixo para você conferir, junto com as melhores versões já lançadas do Punk Goes… estrangeiro.